Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 24 de Agosto de 2019

Argentina Bolívia e Paraguai

Usina de Itaipu vai bancar construção de nova ponte ligando Foz do Iguaçu ao Paraguai

RPC Foz do Iguaçu
Foto: Governo Federal Ponte da Amizade

Presidente paraguaio Marito Benitez e o presidente do Brasil Michel Temer assinaram documento na tarde de sexta-feira (21). Promessa é de que obra, que será bancada pela Usina de Itaipu, fique pronta em três anos.

A construção de uma segunda ponte ligando Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, ao Paraguai, foi autorizada na tarde de sexta-feira (21). A obra vai ser financiada pela Usina de Itaipu, e a promessa é de que fique pronta em três anos.

Atualmente, a Ponte Internacional da Amizade, entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, é a principal ligação entre os dois países.

A nova estrutura vai ligar o bairro Porto Meira, em Foz, à cidade de Presidente Franco, que é vizinha de Cidade del Este. Serão 760 metros de ponte estaiada, com duas torres de sustentação, de 120 metros cada. Não foi divulgada a data de início da obra.

O presidente do Paraguai Marito Benitez e o presidente Michel Temer (PMDB) assinaram uma declaração que permite que a Usina de Itaipu banque os custos de R$ 302,5 milhões para a construção da nova ponte, considerando desapropriações e obras de estrutura.

“Elas não representam só um avanço muito grande para a região, mas para todo um continente”, declarou Marcos Stamm, diretor-geral de Itaipu.

Temer considerou o ato histórico.

“Este ato, especialmente, é um ato que eu penso que entrará para a história do Brasil e para a história do Paraguai”, afirmou.

O presidente paraguaio afirmou que já conversou com a equipe do presidente eleito do Brasil Jair Bolsonaro (PSL) e que, mesmo com mudança de governo, a obra está garantida.

Acesso à nova ponte

Outra obra importante para desviar o trânsito de caminhões do centro de Foz é a Perimetral Leste, que deve ligar a BR-277 a BR-469, na região da nova ponte.

Propostas estão em análise, mas a obra ainda não está confirmada.

“Tudo isso tem que vir de um plano normal, então quando você fala de uma ponte, você tem que ter os acessos e isso de forma natural, na sequência”, informou o diretor-geral de Itaipu.

Reivindicação antiga, a segunda ponte em Foz do Iguaçu irá aliviar o trânsito de veículos pesados da Ponte da Amizade. Inaugurada em 1965, a estrutura recebe por dia cerca de 40 mil veículos.

Com a ligação a Presidente Franco, a atual ponte será exclusiva para o trânsito de veículos leves e ônibus de turismo.

A licitação para os projetos básico e executivo desta nova obra já havia sido lançada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), mas foi cancelada em junho por falta de recursos.

Deixe seu Comentário