Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 20 de Outubro de 2019

Campo Grande

Sistema Estadual de Bibliotecas realiza recadastramento das bibliotecas municipais de MS

Governo do Mato Grosso do Sul
Foto: Governo do Mato Grosso do Sul Sistema Estadual de Bibliotecas

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de MS realiza a partir do dia 10 de agosto até 30 de setembro de 2019 o recadastramento das bibliotecas públicas municipais de Mato Grosso do Sul. O objetivo é traçar um perfil das bibliotecas municipais e dos municípios, bem como estabelecer uma identidade visual para o Sistema Estadual.

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato  Grosso do Sul (SEBP/MS) foi criado conforme Decreto nº 11.653, de 14 de julho de 2004, e tem entre seus objetivos fortalecer as ações de estimulo ao livro, à leitura e às bibliotecas e manter atualizado o cadastro de bibliotecas públicas municipais.

O SEBP/MS busca apoiar os municípios na ampliação e fortalecimento de suas bibliotecas públicas e comunitárias por meio de ações, programas e projetos, além de incentivar a criação de Sistemas Municipais de Bibliotecas para o fortalecimento e ampliação das bibliotecas e seus serviços.

O Sistema Estadual e os Sistemas Municipais possuem metas e objetivos em comum, tais como a oferta de assessoria técnica às bibliotecas e seus profissionais, promoção de ações voltadas para a formação de bibliotecários, auxiliares de bibliotecas e demais profissionais que atuem em bibliotecas públicas e comunitárias e a criação de ações, programas e projetos que atendam às necessidades de modernização e instalação de bibliotecas.

Biblioteca Pública, segundo Manifesto IFLA/Unesco, é o centro local de informação, que torna prontamente acessíveis aos seus utilizadores o conhecimento e a informação de todos os gêneros. Os serviços da biblioteca pública devem ser oferecidos com base na igualdade de acesso para todos, sem distinção de idade, raça, gênero, religião, nacionalidade, língua ou condição social.

Devem participar do cadastramento apenas as bibliotecas públicas vinculadas diretamente à administração pública municipal, sendo excluídas as bibliotecas escolares, ou seja, aquelas que têm seu funcionamento dentro de uma escola pública ou instituição de ensino.

Os gestores deverão preencher um formulário para cada biblioteca pública do município (caso o município tenha mais de uma). O link para cadastro online é: bit.ly/retratodasbibliotecasdems .

Na ausência de resposta ao cadastro do formulário online, o município poderá ficar impedido de usufruir dos serviços, ações e editais futuros do sistema estadual de bibliotecas públicas municipais.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone: (67) 3316-9155.

Karina Lima – Fundação de Culturab MS- FCMS

Foto: Alexander Onça

Deixe seu Comentário