Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 20 de Abril de 2019

Saúde

Sidrolândia: grandes estruturas da saúde funcionam plenamente no município

Prefeitura Municipal de Sidrolândia / MS
Foto: Rafael Brites Novo CEM inaugurado em 2018 em Sidrolândia
Novo CEM inaugurado em 2018 em Sidrolândia

Em outubro de 2018 havia 218 UPAs e 1.967 UBS paradas pelo País. Em Sidrolândia, Prefeitura colocou para funcionar a UPA em 2017, o Novo CEM em 2018, e ativará o Novo Posto de Saúde Central em 2019

Entre os inúmeros desafios que o Brasil tem para os próximos anos está o funcionamento pleno de estruturas da área da Saúde Pública. Levantamento mostrado pelo Portal G1 no dia 17/10/2018, com dados obtidos via Lei de Acesso à Informação, revelam que o Brasil – naquele momento – tinha 2.185 mil unidades de saúde prontas (218 UPA’s e 1.967 Unidades Básicas de Saúde), mas não funcionavam seja por falta de pessoal, de equipamentos ou de dinheiro para mantê-las. Cinco meses depois, os números ainda são desafiadores.

Sidrolândia na contramão

No município de Sidrolândia, a atuação da Gestão 2017/2020 da Prefeitura tem sido determinante para que as estruturas de Saúde Pública funcionem plenamente e ofereçam bom atendimento aos munícipes.

Liderada pelo prefeito Dr. Marcelo Ascoli, a equipe administrativa, a cada ano, entrega à população obras importantes, com atendimento pleno.

Embora admita a dificuldade financeira para tocar o setor no município que é o sexto mais populoso e atual líder em crescimento de habitantes, a atual Administração Municipal se empenha dia após dia para que os serviços se mantenham, estratégia que tem dado certo.

2017: UPA

Enquanto levantamento apresentado no sábado (30/03) no Portal G1 informando que ainda há 150 UPA’s equipadas fechadas no País, em Sidrolândia a Unidade foi inaugurada em 5 de junho de 2017 e desde então atende os serviços de urgência e emergência, o que propiciou a melhora considerável no quadro de atendimento aos cidadãos.

A Prefeitura mantém a UPA com R$ 300 mil mensais desde sua inauguração, e esse aporte viabiliza a abertura das portas da Unidade. União e Estado também fazem repasses, mas dos cofres municipais já saíram em torno de R$ 5,5 milhões assim como a destinação de profissionais e servidores públicos.

2018: Novo CEM

Uma estrutura renovada com mais especialidades e comodidade aos usuários. A Prefeitura inaugurou no dia 10 de dezembro de 2018, e colocou para funcionar dois dias depois, o Novo Centro de Especialidades Médicas (CEM).

Sidrolândia ganhou uma das melhores Unidades nesta categoria entre os municípios do interior de Mato Grosso do Sul.

Diariamente, os cidadãos tem acesso a exames, atendimento com especialistas de diversas áreas, entre outros serviços de Saúde.

2019: Vem aí o Novo Posto de Saúde Central

Com a previsão de inauguração para este mês de abril – as obras de reforma e reestruturação de salas com recursos próprios já terminou e vai começar a mobília – o Novo Posto de Saúde Central, na Rua Rio Grande do Norte em frente ao Banco do Brasil, será mais uma grande estrutura disponibilizada pela atual Administração Municipal para a população urbana e rural.

No prédio estarão a Estratégia de Saúde da Família (ESF) “Central” para os moradores da área de cobertura, e a Unidade Básica de Saúde (UBS) para a população rural e urbana.

Além da equipe médica, enfermeiros e outros profissionais, pela primeira vez o Novo Posto de Saúde Central terá dois dentistas e a 4ª Farmácia Municipal na cidade.

Melhorias nos ESF’s

Além das grandes estruturas a Gestão 2017/2020, por solicitação do prefeito à Secretaria de Saúde, realizará significativas melhorias nos prédios das Estratégias de Saúde da Família (ESF), previstas para o decorrer deste ano.

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Deixe seu Comentário