Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 23 de Outubro de 2019

Deputados Estaduais de MS

Sessão solene de 40 Anos da ALMS é destaque da última semana do semestre

Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul
Foto: Tereré News sede da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul

A semana que fecha o primeiro semestre do ano será movimentada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS). Serão realizadas sessões solenes, seminário, reuniões de frentes parlamentares, capacitação de servidores, além das atividades ordinárias. Entre esses eventos, o destaque é a sessão solene em comemoração aos 40 anos do Parlamento Estadual, com homenagens aos primeiros parlamentares, lançamento de prêmio de jornalismo e do canal aberto da TV Assembleia.

Na manhã de segunda-feira (24), os servidores da Casa de Leis terão oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre processo legislativo, durante curso, realizado das 10h às 11h no Plenário Deputado Júlio Maia. O evento, concernente ao projeto “Segunda Legal”, é uma iniciativa da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet.

Debate sobre políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero marca a tarde de terça-feira (25). A partir das 15h, haverá reunião de membros da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, coordenada pelo deputado Marçal Filho (PSDB), e da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Combate à Violência Doméstica e Familiar, presidida pelo deputado Cabo Almi (PT). O evento será na sala da Presidência da ALMS.

Na noite do mesmo dia, será realizada a partir das 19h30, no Plenário Deputado Júlio Maia, sessão solene alusiva aos 40 anos do Parlamento Sul-mato-grossense. Na cerimônia, que integra o calendário de comemorações, serão homenageados os deputados que promulgaram a primeira Constituição de Mato Grosso do Sul.

Ainda no evento, haverá o lançamento do canal aberto da TV Assembleia, obliteração do selo alusivo aos 40 anos do Legislativo Estadual e da primeira Constituição, exibição de documentário sobre a Casa de Leis e lançamento do concurso de concessão de prêmio de jornalismo a profissionais da imprensa.

Na quarta-feira (26), das 9h às 11h, na sala da Presidência, será entregue a Moção de Congratulação à diretoria do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, por proposição do deputado Eduardo Rocha (MDB). No período da tarde, a partir das 14h, reúnem-se, no Plenarinho Deputado Nelito Câmara, integrantes da Frente Parlamentar para a Regularização Fundiária. Participam representantes da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural  (Agraer), da Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab) e de diversas outras entidades.

Também na quarta-feira, será realizada, por proposição do deputado Coronel David (PSL), sessão solene para entrega da Comenda “Coronel Pedro José Rufino”. A honraria foi instituída pela Resolução 03/2016, do dia 13 de abril daquele ano, com o objetivo de prestar homenagens a personalidades que contribuíram para a história e a cultura de Mato Grosso do Sul. O evento será realizado a partir das 19h no Plenário Deputado Júlio Maia.

Por iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, coordenada pelo deputado Renato Câmara (MDB), será realizado, na tarde de quinta-feira (27), a partir das 13h30, no Plenário Júlio Maia, o 4º Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa. O evento, que integra as ações da campanha Junho Prata, oportunizará a discussão sobre a violação de direitos dos idosos. Conforme dados informados pelo parlamentar, de todas as ocorrências de violência no País, 23% são cometidas contra idosos.

Além desses eventos, a ALMS realiza suas atividades ordinárias: reunião semanal da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) às 8h de quarta-feira; e sessões ordinárias a partir das 9h de terça, quarta e quinta-feira. Os eventos são abertos ao público e à imprensa. A ALMS está localizada na Avenida Desembargador José Nunes da Cunha, no Jardim Veraneio, Parque dos Poderes, Bloco 9, em Campo Grande.

Por: Osvaldo Júnior   

Deixe seu Comentário