Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 22 de Outubro de 2019

Tecnologia

Será que você tem síndrome da vibração fantasma do celular?

Guilherme Queiroz
Foto: Divulgação / Assessoria httpariquemesonlinecombrimg371731gserajpg.jpg

Quem nunca achou que o celular estava vibrando e, quando foi verificar, se surpreendeu com o telefone sem nenhuma mensagem perdida? A falsa sensação, quando ocorre frequentemente, tem até um nome científico, o Phantom Ringtone, ou então, a síndrome da vibração fantasma.
O conceito, segundo o coordenador do Grupo de Dependências Tecnológicas do Hospital das Clínicas, Cristiano Nabuco, não é tão novo. “Tem mais de uma década, surgiu quando se começou a tentar delinear o que seria uma eventual dependência de telefone celular. Quem fez essa proposta foram pesquisadores australianos”, lembra o psicólogo. 
Atualmente, não é mais tão frequente aparecer em publicações científicas. Segundo Nabuco, o chamado Phantom Ringtone se tornou um conceito muito mais amplo: desde a última década, com a ascensão das redes sociais, nossa relação com o celular mudou muito.
Surge então o Fear of Missing Out, outro tipo de conceito do campo da dependência tecnológica. Seria o medo de se estar perdendo o que está acontecendo nas redes, explica Nabuco, o que gera ansiedade e outros tipos de sintomas, o que poderia indicar que o uso do telefone estaria se tornando um problema.
Mas fique atento se notar que anda tendo muitos episódios de “toque fantasma”! Segundo o pesquisador, perceber frequentemente essa falsa sensação é um indício de que o uso do celular estaria tomando proporções consideradas excessivas.

Deixe seu Comentário