Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 22 de Abril de 2019

Tecnologia

Seminário de Esporte Escolar da Reme vai atualizar profissionais quanto a tecnologias e novas regras

Prefeitura Municipal de Campo Grande/MS
Foto: Prefeitura Municipal de Campo Grande/MS 12ª edição do Seminário de Esporte Escolar da Rede Municipal de Ensino (Reme)
12ª edição do Seminário de Esporte Escolar da Rede Municipal de Ensino (Reme)

Esquemas táticos, mudanças de regras e o avanço das novas tecnologias aplicadas no esporte são o foco da 12ª edição do Seminário de Esporte Escolar da Rede Municipal de Ensino (Reme), que teve início na noite desta terça-feira (16) e será  realizado até o mês de novembro, contemplando 345 professores de Educação Física.

A novidade este ano é que o evento também foi aberto aos profissionais da Rede Estadual de Educação, já que vários desses profissionais também atuam na Reme. De acordo com o professor Marcos Tavares, a proposta do evento é ser um veículo aberto e colaborativo de atualização e construção de conhecimento, por  isso também busca reunir profissionais para apresentações e discussões de práticas pedagógicas inovadoras, tendo por suporte as novas tendências educativas.

O chefe da Divisão de Esporte, Arte e Cultura da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Marcos Antônio Lopes destacou as parcerias com as universidades Federal e Estadual de Mato Grosso do Sul, que disponibilizaram os profissionais que irão ministrar várias palestras ao longo do ano. Marcos também falou sobre a importância de valorizar os próprios professores da Reme. “Todos são profissionais do mais alto gabarito. Também convidamos professores da nossa Rede para falar de suas experiências em sala de aula e isso é importante para destacar o trabalho que eles desenvolvem”, afirmou.

No total serão ofertadas 20 palestras destinadas a profissionais das áreas de Educação Física lotados nos projetos da Divisão de Esporte, Arte e Cultura (DEAC) e também nas aulas curriculares, que atuam nas modalidades de voleibol, basquetebol, handebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, lutas, tênis de mesa, natação, atletismo e xadrez. Outras áreas também foram contempladas, como organização desportiva, funcional kids, conceitos no esporte, lesões no esporte e esporte adaptado.

Para a professora Edna Maria Tavares, que ministra aulas de  futsal e atletismo, o seminário também é um importante momento para ampliar o diálogo entre docentes  em relação a questões educacionais da atualidade e ser mais uma fonte de subsídios técnico-pedagógico. “Achei importante o tema deste ano porque todo professor precisa estar atualizado quanto a essas mudanças para transmitir para os alunos”, disse.

O professor de futsal e xadrez, Denilson Gonçalves Rocha Maciel, explicou que as regras de determinadas modalidades mudam para atender as necessidades dos eventos esportivos. “Estar atualizado é fundamental para você treinar o aluno de forma correta, por isso essa discussão é necessária”, comentou.

 Além do Centro de Formação da Semed, as palestras ocorrerão em escolas e centros esportivos e também estão abertas a acadêmicos. A primeira noite do evento contou com palestras voltadas aos profissionais de basquetebol. Já nesta quarta-feira (18) será a vez do tênis de mesa.

Deixe seu Comentário