Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 22 de Outubro de 2019

Saúde

Saturno se torna o planeta com mais luas em órbita; são 82 agora

Maria Baqui*
Foto: Divulgação / Assessoria saturnojpg.jpg

Júpiter perdeu o posto de planeta com maior número de luas em órbita. De acordo com a União Astronômica Mundial, o número de luas que orbitam Saturno chegou a 82, superior às 79 do planeta jupteriano. 
A novidade foi anunciada pelo Minor Planet Center ao usar algoritmos para comparar imagens de uma década, tiradas em série, que distinguiam estrelas estacionárias, luas e galáxias ao redor de Saturno. 
Desde a criação do sistema solar, grandes quantidades de gás e poeira orbitam o Sol e, assim, se fundiram aos oito planetas conhecidos. À vista disso, astrônomos acreditam que, no caso de Saturno, asteroides e cometas próximos foram capturados pela gravidade do planeta e o circulam desde então.
Segundo Scott Sheppard, astrônomo da Carnegie Institution for Science, em entrevista ao The Guardian, a maior parte das luas externas que circundam Saturno estão em órbita retrógrada, o que significa que orbitam o planeta para trás e, por isso, podem pertencido a uma lua-mãe muito maior que se separou há bilhões de anos.
"Esse tipo de agrupamento de luas externas também é visto em torno de Júpiter, indicando colisões violentas ocorridas entre luas no sistema saturniano ou com objetos externos, como asteróides ou cometas", contou Sheppard ao jornal The Guardian.
* Estagiária sob supervisão de Roberto Fonseca
 

Deixe seu Comentário