Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 19 de Outubro de 2019

Política Regional

São Gabriel do Oeste: Prefeitura substituiu árvores comprometidas e inicia processo de revitalização de canteiros

Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste/MS
Foto: Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste/MS Canteiro de São Gabriel do Oeste

Em razão da necessidade de recompor o paisagismo do município, a Prefeitura de São Gabriel do Oeste, por meio das secretarias de Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico, está realizando a substituição de algumas árvores localizadas nos canteiros centrais da cidade.

A substituição das árvores foi fundamentada através de levantamento técnico, onde foram avaliadas a altura total, sistema radicular, sanidade da planta e local de plantio. Após o levantamento verificou-se a necessidade de substituição de algumas árvores, que apresentavam problemas em uma ou mais das características avaliadas.

O processo teve início na Av. São Francisco, onde inúmeras árvores estavam fisicamente comprometidas, apresentando morte prematura de parte da copa, apodrecimento de galhos e tronco. Destaque-se também o sistema radicular inadequado e a distribuição desuniforme do peso da copa, podendo ocasionar a queda em caso de chuva ou ventania fortes.

De acordo com Roberto Emiliani Júnior, secretário de Desenvolvimento Econômico, a arborização urbana muitas vezes torna-se um problema, principalmente pela falta de conhecimento na definição das espécies que são mais adequadas. “A adequada arborização urbana é um componente essencial para qualidade de vida numa cidade, porém quando não é planejada pode causar sérios problemas”, explicou.

Para o replantio das espécies arbóreas serão considerados aspectos de formação de sombra e capacidade ornamental. Ao todo foram adquiridas 450 mudas das espécies, sendo: Chuva-de-ouro (Lophantera lactescens), Jacarandá caroba (jacaranda micrantra), Saboneteira (Sapindus saponária) e árvore-samambaia (Flilicium decipiens).

O secretário de Infraestrutura e Trânsito, Geraldo Rolim, afirma que somente serão substituídas as plantas comprometidas. “Nosso objetivo é realizar um reordenamento progressivo das árvores e ainda a construção de uma pista de caminhada, além disso já iniciamos a arborização em diversos pontos do munícipio, como é o caso da extensão da Av. Getúlio Vargas”, complementou Geraldo Rolim.

Deixe seu Comentário