Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 22 de Setembro de 2019

Internacional

Rei de Espanha reúne-se na próxima semana com partidos para tentar formar governo

Expresso - Portugal
Foto: Divulgação / Assessoria reijpg.jpg

O rei de Espanha encontra-se na próxima semana com os líderes dos partidos políticos para determinar se há um candidato viável para formar governo e evitar novas eleições este ano.
A Casal Real anunciou esta quinta-feira, em comunicado, que as conversações serão nos dias 16 e 17 de setembro e que, se o rei Felipe VI antevir que nenhum candidato conseguirá a maioria entre os 350 membros da Câmara de Deputados, convocará eleições para 10 de novembro.
Esta será a segunda ronda de consultas que Felipe VI manterá com os partidos desde as eleições de 28 de abril.
A primeira ronda decorreu entre 5 e 6 de junho.
Nessa altura, Felipe VI designou o presidente do Governo em funções, Pedro Sánchez, como candidato.
No entanto, a investidura foi rejeitada em julho pelo parlamento, tendo o Rei anunciado então que não iniciaria consultas imediatamente para dar tempo aos partidos antes de voltar a convocá-los.
O prazo para a formação de governo é dia 23 de setembro.
O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), no poder, e a coligação Unidas Podemos (esquerda) estão em negociações para tentar chegar a um compromisso que viabilize a formação de governo, mas se o impasse se mantiver, o rei Felipe VI deverá marcar eleições, as quartas legislativas no espaço de quatro anos.
O PSOE foi o partido mais votado nas eleições de 28 de abril último, mas com menos de 30% dos votos precisa do apoio de outras formações políticas, sendo essencial o apoio do Unidas Podemos.
LUSA
 

Deixe seu Comentário