Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 19 de Outubro de 2019

Mato Grosso do Sul

Referência em Compras Governamentais, MS compartilha boas práticas com o Pará

Governo do Estado do Mato Grosso do Sul
Foto: Governo do Estado do Mato Grosso do Sul Referência em Compras Governamentais

Servidores estaduais do Pará foram recebidos na SAD. Grupo veio ao estado para conhecer estrutura da Superintendência de Compras e Materiais

 Uma comitiva do Governo do Pará visita nesta terça e quarta-feira (01 e 02/10), a Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD) para intercâmbio de informações sobre as ações lideradas por Mato Grosso do Sul nas áreas de Compras Governamentais e Transparência. Na visita, supervisionada pela superintendente de Compras e Materiais, Ana Carolina Nardes, oito servidores das secretarias de Estado de Administração e Fazenda do Pará acompanham todo o funcionamento da Sucomp, bem como a estrutura de sistemas utilizados e os fluxos vinculados à área.

“Nós estamos implementando melhorias na atual gestão da Superintendência desde janeiro deste ano e essa visita só demonstra que estamos no caminho certo e que a cada dia nós estamos servindo de referência. Isso é de suma importância para o aperfeiçoamento dos processos do Estado”, afirma Ana Nardes.

Diretora de Gestão da Cadeia Logística do Estado do Pará, órgão vinculado à SEAD/PA, Ana Paula Duarte destaca que o acesso às boas práticas desenvolvidas por Mato Grosso do Sul contribuirá para a modernização dos processos em seu Estado. “Em razão de MS usar sistemas mais avançados na área de Compras Governamentais, viemos conhecer as soluções aqui utilizadas, saber como o uso do sistema influencia essa estrutura e vice-versa e também quais foram os desafios enfrentados para a implantação e a modernização dos processos”, avalia.

Titular da SAD, o secretário Roberto Hashioka confirma a disposição dos estados no intercâmbio de informações e o acesso compartilhado a boas práticas. “Assim como o Pará está tendo acesso a projetos bem-sucedidos aqui implementados, também temos muito o que aprender com os outros Estados. Esta troca de conhecimento é salutar e, além de confirmar que avançamos em gestão, também demonstra que ainda há muito a ser feito”, frisa.

Outros pontos ressaltados pelos servidores paraenses são as ações vinculadas às áreas de Tecnologia, Gestão da Informação e Transparência, setores em que Mato Grosso do Sul é referência nacional. Destaque no Centro-Oeste e no Brasil, MS saiu de uma nota 2,5 em 2015 para 10 em 2017 – crescimento de 300%. Em 2019, mesmo com critérios mais rigorosos exigidos pela Controladoria Geral da União, MS se mantém na liderança de forma isolada com nota 9,64.

“Com o avanço da tecnologia é essencial que o máximo de procedimentos possíveis sejam feitos por sistemas informatizados, o que exige visão dos gestores públicos para que, gerindo melhor os gastos públicos e racionalizando tudo o que é gasto, haja economia e retorno para população na forma de melhores serviços. Pensamos que o objetivo final seja sempre esse”, destaca a integrante da comitiva paraense, também composta pelos servidores Iris Negrão, Paulo Pereira, Gisele Guerra, Tamires Prado, Simone Morgado, Gustavo da Costa e Frederico Barros.

Elaine Paes, Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD)

Deixe seu Comentário