Campo Grande/MS, 19 de Setembro de 2018

Saúde

Programa de prevenção ‘Casal Grávido’ realiza mais um curso no próximo sábado

Cassems
Foto: Tereré News Gravidez
Gravidez

Pais e mães terão, na manhã do próximo sábado (18), mais um curso com foco na prevenção dos principais problemas que possam aparecer durante a gestação por meio de palestras e aulas práticas. O programa oferece informações com profissionais de todas as áreas relacionadas à saúde do bebê, como Pediatria, Anestesiologia, Obstetrícia, Enfermagem e acompanhamento nutricional. O programa é realizado em Campo Grande e Dourados. Os interessados em participar do “Casal Grávido” devem ligar no telefone (67)3309-5351.

A anestesista Amani Mancini é uma das profissionais que ministram palestras. Para ela, a anestesia pode auxiliar bastante no parto e o tipo de anestesia ideal é a melhor para a mulher e o bebê.

“A anestesia é uma especialidade auxiliar. No parto cesárea, ela é extremamente necessária, e o parto não pode ser feito sem ela, mas no parto vaginal ela pode ser uma ferramenta para auxiliar. Durante a nossa conversa, eu mostro os benefícios, como ela funciona, para a grávida ficar mais tranquila em relação à anestesia. A avaliação pré-anestésica é uma exigência do Conselho Federal de Anestesiologia já há algum tempo e é muito importante para a gestante porque diminui a ansiedade. Não existe um tipo de anestesia ideal, a ideal é a melhor para a mulher”, avalia.

Para a pediatra neonatologista Louise Zangari, o curso oferece informações úteis para um parto tranquilo e também evita intercorrências. “No curso, a gente sempre aborda dúvidas relacionadas ao parto, como a importância da amamentação e os testes de triagem, são todas dúvidas relacionadas ao nascimento e ao acompanhamento inicial. Também abordamos as intercorrências que são esperadas e as que não são. Então, é um curso que vem para trazer benefícios para a família trazendo informações úteis para que a criança cresça adequadamente”, pontua a pediatra.

O casal Rui Fagundes e Paula Medeiros veio de outra cidade para participar do curso e o pai destaca a preocupação da Cassems em tê-los participando do curso. “Está sendo uma experiência bastante relevante para nós. Têm muitas informações que a gente está recebendo que são a nossa realidade. O mais interessante é que foi a Cassems que nos procurou para que a gente viesse participar. Nós somos de Aquidauana  e está sendo bem proveitoso”, aponta.

Já Rejane da Silva e Diogo de Mello esperam o primeiro filho. A mãe conta que achou o curso excelente “porque eu tinha muitas dúvidas, muita coisa que eu não sabia e aqui no curso estou tirando todas essas dúvidas. É uma ótima iniciativa da Cassems”.

O pai passou pela experiência que todos os pais que participam do curso passam: usar uma barriga postiça que imita a barriga da esposa grávida. Para Diogo, ter essa sensação é importante para entender a situação da mãe. “É uma experiência interessante porque a gente passa pela mesma situação que a mãe passa. Dá para ter uma pequena noção do que é a realidade que as mães passam. É um excelente curso e a gente aprendeu bastante coisa”, finaliza.

Gustavo de Deus

Ascom Cassems

Deixe seu Comentário