Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 22 de Setembro de 2019

Mato Grosso do Sul

Presidente de fórum nacional, secretária de MS discute rumos da assistência social em Brasília

Governo do Mato Grosso do Sul
Foto: Governo do Mato Grosso do Sul Fórum Nacional de Secretários de Assistência Social (Fonseas)

Titular da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) e também presidente do Fórum Nacional de Secretários de Assistência Social (Fonseas), Elisa Cleia Nobre discutiu nesta quinta-feira (12.9), durante audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família/Subcomissão de Assistência Social da Câmara dos Deputados, a atual conjuntura da política de assistência social e suas perspectivas para 2020.

Dado apresentado na audiência pública mostra que a política de assistência social vem sofrendo um revés orçamentário, com queda de receita de R$ 2,1 bilhões em 2017, para uma perspectiva de R$ 1 bilhão para o ano que vem.

“Nosso papel é sempre mostrar a nossa luta e a importância que essa política tem para nossa sociedade. O debate proposto fortalece a luta coletiva por um sistema universal de proteção social, e reafirma as bases estruturantes do Sistema Único de Assistência Social”, disse Elisa, reforçando ainda sua preocupação com o cenário previsto para 2020.

Presidente da subcomissão, o deputado federal por Minas Gerais, Eduardo Barbosa, enalteceu a oportunidade de fazer uma avaliação da política de assistência social do novo governo, junto com a percepção de quem atua na área, e ainda discutir o contingenciamento de recursos.

Também participaram da audiência pública o representante do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), José Arimateia de Oliveira; Mariana Neres, secretária nacional de assistência social; Aldenora Gonzales, presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e Daniela do Waguinho, deputada federal pelo Rio de Janeiro.

A íntegra da reunião pode ser conferida neste link: https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/56902

Leomar Alves Rosa – Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast)

Fotos: Vinicius Loures – Agência Câmara dos Deputados

Deixe seu Comentário