Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 24 de Agosto de 2019

Campo Grande

Prefeitura promove semana do bebê para informar sobre a importância da primeira infância

Prefeitura Municipal de Campo Grande / MS
Foto: Prefeitura Municipal de Campo Grande semana do bebê

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está realizando no mês de agosto, a “Semana do Bebê” nos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS.

De acordo com o Secretário Municipal de Assistência Social, José Mário, a primeira infância é definida como o período que vai do nascimento até os 6 anos de idade.

“Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo no sucesso escolar, no desenvolvimento de fatores de resiliência e autoestima, necessários para independência econômica e no preparo para a vida familiar”, destaca José Mário.

A Lei 5.116, de 26 de dezembro de 2017 do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, que institui a Semana Estadual do Bebê e tem por finalidade “fomentar ações, planos, programas e debates sobre os cuidados fundamentais para a garantia de uma primeira infância segura”. Dentre seus objetivos, destacamos para este projeto o inciso I do Art. 2º: “informar, sensibilizar e envolver a sociedade em torno da situação da primeira infância”.

Até o sexto ano de vida, o desenvolvimento do cérebro é muito rápido e pode ser afetado por fatores biológicos, psicossociais, herança genética e pela qualidade do ambiente em que se vive e se convive. Esse processo pode, a longo prazo, afetar a capacidade estrutural e funcional, influenciando negativamente o desenvolvimento cognitivo e socioemocional do ser humano.

O secretário da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), José Mário Antunes enfatiza que por meio do Programa Primeira Infância no SUAS e as parcerias com a rede socioassistencial.

“Brincar é fundamental para que a criança seja criativa, inteligente e feliz. No Município de Campo Grande MS estamos realizando ações em seis Cras, com pai e filho, programa primeira infância no SUAS, orientando as famílias de forma lúdica e levando os serviços da SAS para colaborar com vínculo familiar”, declara o secretário José Mário.

Pensando sobre a importância dessa etapa da vida tão fundamental, a instituição da “Semana do Bebê” no município tem como estratégia a mobilização social com objetivo tornar o direito a sobrevivência e ao desenvolvimento integral da criança, prioridade na agenda dos municípios brasileiros, proporcionando as gestantes e crianças, juntamente com suas famílias, atividades lúdicas, artísticas e culturais, bem como informações e serviços na área do desenvolvimento infantil e da saúde.

Através do Programa Primeira Infância no SUAS e as parcerias com a rede socioassistencial que essa família participa vamos enfatizar que nessa fase o brincar é fundamental para que a criança seja criativa, inteligente e feliz.

Pesquisas mostram que se divertir regularmente com atividades simples é bem útil para desenvolver habilidades motoras, até a capacidade de ficar de pé e andar, além de ajudar no desenvolvimento cerebral e na fala, bem como na maneira como a criança interage e socializa com os outros.

Desta forma, o presente projeto visa realizar orientações aos pais/responsáveis tendo em vista, que a situação biopsicossocial em que a família está inserida e o impacto que provoca desde a gestação, tornam-se importante a abordagem do vínculo da criança e a família que nela está inserida.

O público alvo são 300 famílias, dentre elas: gestantes, famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família com crianças de 0 a 6 anos e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada – BPC/PCD, sendo crianças de até 6 anos.

Está prevista na programação, palestras com a equipe do NASF/SESAU, atividades Lúdicas com a SECTUR e entrega de Brinquedos às crianças em parceria com a SESAU.

Para informações sobre os encontros, a população pode entrar em contato pelo 67 3314-4482 Ramal 6109 ou pelo e-mail: [email protected]

Cronograma:

CRAS MORENINHA II, Rua Pariris, 330, Vila Moreninha II – Data: 01/08 (quinta-feira)

Horário: 13h.

CRAS ZÉ PEREIRA Rua Itaporanga, 107, Zé Pereira, Data: 14/08 (quarta-feira)

Horário: 13hCC JARDIM NOROESTE, Rua Frei Caneca, 579, Jardim Noroeste, Data: 20/08 (terça-feira), Horário: 7h30mim

 CRAS LOS ANGELES

Rua Arthur Pires, 885 esq. com Afonso Celso – Jardim Los Angeles, Data: 20/08 (terça-feira), Horário: 7h30mim.

 CRAS VILA NASSER, Rua Januário Barbosa, 366, Vila Nasser, Data: 21/08 (quarta-feira). Horário: 13h

Deixe seu Comentário