Polícia Militar comemora 182 anos com a outorga de Medalhas do Mérito e da Insígnia do Mérito Policial Militar

Sharing is caring!

Campo Grande (MS) — A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul comemorou, na manhã desta terça-feira (05/09) 182 anos da instituição. A solenidade alusiva ao aniversário da PMMS, realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, contou com a outorga da Medalha do Mérito e da Medalha da Insígnia do Mérito a autoridades civis, militares do Estado e a militares de outras forças. Além do compromisso de vinte e nove novos oficiais recém-promovidos ao primeiro posto do oficialato.

A mais alta honraria da PMMS,  a Medalha do Mérito, destina-se a reconhecer àqueles que tenham prestado relevantes serviços à corporação, no que diz respeito ao aperfeiçoamento e projeção da instituição. Este ano, 128 pessoas foram homenageadas, sendo destas 28 autoridades civis, 71 policiais militares e 29 militares de outras forças.

Durante a solenidade, também foram entregues 113 Medalhas da Insígnia do Mérito, sendo que destas, 22 foram entregues a autoridades civis, 81 a militares da PMMS e 10 a militares de outras forças. A Medalha da Insígnia do Mérito é utilizada para agraciar pessoas que contribuíram com o desenvolvimento de ações em prol da segurança pública e apoiaram o trabalho da corporação.

Na solenidade foram entregues ainda medalhas da Polícia Boliviana a autoridades brasileiras e também da Academia Sul Brasileira de Medalhística. Na oportunidade, houve a apresentação da Banda Mirim e do Coral da Polícia Militar.

Histórico: No dia 05 de setembro de 1835, o governo provincial do então Estado de Mato Grosso, criou o corpo policial nominado Homens do Mato. Com o advento da Guerra do Paraguai, o aparato passou à denominação de “Companhia de Pedestres”. Posteriormente, sob a Égide da República, passou a denominar-se “Força Pública”. Em 1934 a Força Pública foi transformada em “Força Policial Militar” e, em 1947 recebeu a denominação de “Polícia Militar”.  Assim, o dia 05 de setembro foi instituído como data cívica do aniversário da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul.

O Comandante-Geral da PMMS, coronel Waldir Ribeiro Acosta, parabenizou os policiais militares por fazerem parte desta grande família que comemora seus 182 anos e destacou: “Foi uma honra receber e homenagear policiais, autoridades civis e militares de outras forças que contribuíram com o desenvolvimento de ações em prol da segurança pública e apoiaram o trabalho da corporação”.

Em sua fala, o governador do Estado, Reinaldo Azambuja, informou que foram autorizadas, ainda hoje pela manhã, as vagas para realização do Curso de Formação de Cabos (CFC) e  Curso de Formação de  Sargentos (CFS) da PMMS.

Assessoria de Comunicação PMMS

Deixe o seu comentário

Tereré News

Editor - Tereré News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.