Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 24 de Abril de 2019

Destaques Empresariais

Personalização de ofertas incrementa vendas no Pão de Açúcar

Cleidi Hennes - Assessoria
Foto: Divulgação Pão de Açúcar
Pão de Açúcar

São Paulo, abril de 2019 – O GPA foi pioneiro na implementação de ofertas personalizadas por meio dos programas de fidelidade e do entendimento do comportamento de compra dos clientes das redes Extra e Pão de Açúcar. Em quase dois anos dessa jornada, o patamar das vendas identificadas (aquelas que o cliente digita o CPF para ter acesso aos descontos) aumentou significativamente: de 76% para 85% no Pão de Açúcar e de 47% para 55% no Extra. Hoje, mais de 8 milhões de pessoas têm acesso aos aplicativos - se os usuários dos apps formassem um país, estariam entre os 100 maiores do mundo, entre Serra Leoa e Suíça. Ou, ainda, seriam também o 10º estado brasileiro em população, entre Santa Catarina e Pará.

 Diante desse universo de dados e diferentes perfis de consumidores, outra oportunidade capturada foi o incremento das vendas de ofertas personalizadas nas categorias que antes não tinham tanta participação. O principal exemplo desse crescimento são os combustíveis: a participação de vendas de ofertas personalizadas aumentou mais de 30 vezes por conta das ativações realizadas por meio dos aplicativos. Ainda, padaria, rotisserie, hortifrúti e perfumaria mais do que dobraram a sua participação. Além dos itens que passaram a ter mais destaque, o canal e-commerce alimentar também apresentou um incremento significativo: as compras originárias das ofertas personalizadas aumentaram em mais de três vezes. Adicionalmente, a importância da personalização também começa a se destacar regionalmente. No Nordeste, por exemplo, a participação dos aplicativos na venda dobrou entre 2017 e 2018.

 “A partir da nossa incursão pioneira no oferecimento de ofertas personalizadas com base nas informações do comportamento de compras dos nossos clientes cadastrados no banco de dados dos nossos programas de fidelidade, aprimoramos a experiência deles e também tivemos aprendizados sobre quais produtos e categorias fazem a diferença na hora da decisão do que comprar. Com isso, foi possível identificar de maneira mais assertiva os produtos que realmente agregam valor aos vários momentos de compras dos nossos clientes, oferecendo ofertas ainda mais relevantes, vantajosas e diferenciadas. Desta forma, os aplicativos, e particularmente a funcionalidade do ‘Meu Desconto’, passa a ter uma relevância significativa para o negócio do Grupo em termos de volume de vendas”, explica Teodoro Ornelas, Diretor de Fidelidade do GPA.

Deixe seu Comentário