Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 19 de Outubro de 2019

Saúde

Parceria com universidade garante celeridade a atendimentos de fisioterapia

Prefeitura Municipal de Campo Grande
Foto: Prefeitura Municipal de Campo Grande atendimentos de fisioterapia


Pacientes atendidos pela UBSF Ana Maria do Couto, que aguardam na fila de regulação por sessões de fisioterapia, estão sendo atendidos por acadêmicos de uma universidade particular de Campo Grande. A parceria está adiantando o tratamento de pacientes que ainda não tinham nenhuma sessão marcada e esperavam pelo agendamento.

Os acadêmicos da Universidade Facsul são a primeira turma de estágio em saúde pública comunitária da instituição e já estão facilitando o atendimento de, pelo menos, 18 pacientes da unidade. Segundo a gerente da UBSF, Sandra Valdivina dos Santos Silva, eles são divididos em duas turmas e têm duas sessões por semana.

Quando foram identificados, os pacientes passaram por uma avaliação da professora responsável pelos alunos, sendo separados entre os que teriam suas necessidades supridas na unidade e aqueles que precisam de um tratamento mais intenso, que a parceria ainda não consegue suprir. “Esses pacientes que não participam dessa etapa curativo estão sendo acompanhados para que seus problemas não evoluam e piorem”, explica a gerente.

“Um dos nossos pacientes, quando começou o tratamento, andava com a ajuda de uma bengala. Essa semana ele apareceu aqui andando sozinho. Isso é gratificante tanto para os acadêmicos quanto para nós”, comenta Sandra.

Inicialmente, esses pacientes que passam por tratamento ainda não saíram da fila de regulação, será necessária uma reavaliação da preceptora para diagnosticar se há necessidade da permanência em tratamento.


Deixe seu Comentário