Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 24 de Agosto de 2019

Educação

Parceria com Sebrae leva palestra sobre inovações tecnológicas a alunos da Reme

Prefeitura Municipal de Campo Grande/MS
Foto: Prefeitura Municipal de Campo Grande/MS Palestra sobre inovações tecnológicas a alunos da Reme

Alunos da Escola Municipal Agrícola Arnaldo Estevão de Figueiredo, localizada na região das Três Barras, participaram na manhã desta terça-feira (6), de palestra no auditório do Sebrae, que teve como tema “Oportunidades no Campo”, ministrada pelo técnico Marcus Rodrigo. Os alunos também conheceram melhor sobre a área de Tecnologia da Informação, com o técnico Mário Nantes.

O objetivo foi estimular a criatividade, o pensamento crítico e comportamentos empreendedores, trabalhando o potencial realizador dos estudantes do campo contribuindo para a sua inserção no meio rural e a gradual transição para uma agricultura renovada.

A intenção também foi desenvolver atitudes empreendedoras, conhecer as oportunidades de negócios no campo, incentivar a rentabilidade no setor e provocar ações inovadoras e sustentáveis.

A diretora da unidade escolar, Maria Katia Miranda da Silva falou sobre a influência positiva do tema no projeto pedagógico da escola. “Formamos técnicos em pecuária, então nós estamos sempre buscando novas informações, tecnologias aliadas ao mercado de trabalho, porque eles sairão de lá técnicos, ou seja, com aprofundamento, com profissão, e isso agrega conhecimento da realidade que está acontecendo, das modernidades do trabalho”, afirmou.

O técnico da Superintendência de Gestão de Politicas Educacionais, da Divisão de Educação e Diversidade, responsável pela educação das escolas do campo, Carlos Porto, falou sobre a ideia de levar a palestra para os alunos.

“Nosso projeto de educação do campo da Semed possibilita realizar parceiras com universidades e outros sistemas para levar as informações aos alunos quanto à dinamicidade que acontece no mundo e, dentre elas, as questões culturais, de empreendedorismo e tecnologia. Nós procuramos formar parceiros e apresentar para as escolas como um aporte de desenvolvimento local e oferecer várias opções ampliando seus conhecimentos”, explicou.

A aluna Emanuela Oliveira de Cristo, do 3º ano técnico da Escola Agrícola, comentou sobre a contribuição da palestra para seu aperfeiçoamento.

“A palestra trouxe novas informações, explicando sobre novas tecnologias que podemos usar no agronegócio. A tecnologia não para, a informação ajuda toda a sociedade. Na fazenda onde moro utilizamos tecnologia do ultrassom para realizar os procedimentos de inseminação. Hoje o que achei mais interessante foi sobre Inteligência Artificial”, pontuou.

O aluno Lenardo Cunha, 16, do 3° ano técnico, comenta sobre as novas tecnologias que fazem parte do cotidiano no campo.

“Foi uma palestra bem legal e produtiva para quem gosta da área de tecnologia e ajudou bastante. Muita coisa eu não sabia e aprendi aqui. A palestra mostrou muita coisa, porque hoje a maioria das máquinas e tratores já estão sendo operados sem pessoas. Vai ser muito grande o uso dessas tecnologias”, afirmou.

Formações

A parceria entre a Semed e o Sebrae também irá proporcionar visitas técnicas às escolas do campo da Rede Municipal de Ensino  (Reme) e formação aos professores das escolas do campo, na modalidade à distância, através de uma plataforma do Sebrae. A ideia do projeto é promover rodas de conversas para troca de experiências entre a comunidade escolar e técnicos, além de agricultores.

Deixe seu Comentário