Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 19 de Agosto de 2019

Tecnologia

Pacientes de unidades de saúde podem agendar consultas e exames através de aplicativo gratuito

Prefeitura Municipal de Campo Grande/MS
Foto: Prefeitura Municipal de Campo Grande/MS Aplicativo Meu DigiSUS, plataforma móvel de serviços digitais oficial do Ministério da Saúde

Pacientes de quatro unidades de saúde de Campo Grande já tem a possibilidade de monitorarem o agendamento de consultas, exames e outros exames de qualquer lugar através do aplicativo Meu DigiSUS, plataforma móvel de serviços digitais oficial do Ministério da Saúde. O  agendamento e cancelamento de consultas na atenção básica também podem ser realizados pelo próprio telefone celular.

A ferramenta, disponível para smartphones IOS e Android, permite monitorar o agendamento de exames e procedimentos controlados pelo Sistema de Regulação (SISREG) e pelo sistema da Atenção Básica e-SUS AB, assim como as consultas.

O Meu DigiSUS disponibilizá para o usuário informações pessoais e clínicas contidas em cerca de 12 sistemas entre eles: o Cadastro Nacional de Usuário do SUS (CADSUS), Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), Programas do Farmácia Popular, Sistema Nacional de Transplantes (SNT), Sistema de Regulação (SISREG), Sistema de Atenção Básica (e-SUS AB) e Hemovida.

O secretário de Saúde Marcelo Vilela destaca que a adesão à ferramenta tem por objetivo de possibilitar maior comodidade e reduzir burocracias.

“Hoje, o uso das tecnologias se faz cada vez mais necessário e na saúde não poderia ser diferente. Apesar de todas as dificuldades que ainda temos quanto falamos de tecnologia de informação, existem ferramentas que facilitam o processo de trabalho e essa interação. Portanto é necessário investirmos cada vez mais para avançarmos neste sentido”, disse.

Atualmente, a ferramenta consegue interagir com o sistema em funcionando nas Clínicas da Família do bairro Nova Lima e Portal Caiobá e nas Unidades Básicas de Saúde da  Família (UBSFs) Oliveira e Iracy Coelho.

O usuário destas unidades podem baixar o aplicativo em seu celular e se cadastrar com o uso do Cartão Nacional do SUS (CNES). Se o paciente já for cadastrado na unidade de saúde automaticamente a mesma seja referenciada no aplicativo. Caso o paciente não tenha cadastro na unidade de sua área a recomendação é ir até o local ou entrar em contato com o agente comunitário de saúde que atende a região.

Expansão

A previsão é de que ainda neste mês de março as unidades de saúde do Parque do Sol, Dona Neta, Botafogo, Estrela do Sul, Estrela Dalva e Coronel Antonino estejam interligadas através do sistema.

Até o fim do ano as 68 unidades básicas e de saúde da família de Campo Grande devem estar integradas.

 Como baixar

Para realizar seu primeiro acesso, baixe o aplicativo Meu DigiSUS na loja compatível com o celular e insira algumas informações básicas como: CPF, nome da mãe e e-mail. Após isto, o sistema localizará o seu cartão e enviará ao correio eletrônico cadastrado uma mensagem para verificação de segurança. Após este passo, você visualizará o número do seu Cartão Nacional de Saúde e terá acesso as suas informações de saúde.

Após este passo, você visualizará o número do seu Cartão Nacional de Saúde e algumas funcionalidades:

A aba “Saúde” permite o acesso às principais novidades do aplicativo e apresenta uma visão geral das funcionalidades.

A página Minha Saúde mostra as informações gerais do cidadão como: lista de medicamentos que foram recebidos pelo programa Aqui tem Farmácia Popular, lista de vacinas recebidas e outras novidades, dentre as quais destacam-se a possibilidade de consultar a posição na lista de transplantes e denunciar o lançamento indevido de medicamentos em seu nome.

A página Minha Saúde mostra as informações gerais do cidadão como: lista de medicamentos que foram recebidos pelo programa Aqu tem Farmácia Popular, lista de vacinas recebidas e outras novidades, dentre as quais destacam-se a possibilidade de consultar a posição na lista de transplantes e denunciar o lançamento indevido de medicamentos em seu nome.

A página “Serviços de Saúde” permite a consultar estabelecimentos de saúde próximos à sua localização ou pelo tipo, além de permitir adicionar aos favoritos os mais relevantes.

A página “Atendimento SUS” apresenta a lista de procedimentos realizados pelo cidadão nos estabelecimentos da atenção básica de saúde. O aplicativo permite que sejam avaliados ou ainda, que o Ministério da Saúde seja informado quando o atendimento não foi realizado.

Pensando na usabilidade, o Meu digiSUS disponibilizou um guia simplificado que permite que o cidadão acesse as funcionalidades do aplicativo de acordo com as necessidades do momento.

Funcionalidades

A página “Minha Saúde” mostra as informações gerais do cidadão como: lista de medicamentos que foram recebidos pelo programa Aqui tem Farmácia Popular, calendário de vacinação e outras novidades, dentre as quais destacam-se a possibilidade de consultar a posição na lista de transplantes e denunciar o lançamento indevido de medicamentos em seu nome.

Já a funcionalidade “Serviços de Saúde” permite a consulta dos estabelecimentos de saúde próximos à sua localização ou pelo tipo, além de permitir adicionar aos favoritos os mais relevantes. A página “Atendimento SUS” apresenta a lista de procedimentos realizados pelo cidadão nos estabelecimentos da atenção básica de saúde, os agendados pelo sistema de regulação e o status na fila de espera do SISREG. O aplicativo permite que sejam avaliados ou ainda, que o Ministério da Saúde seja informado quando o atendimento.

Deixe seu Comentário