Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 20 de Maio de 2019

Nacional

OAB-MT faz campanha para arrecadar absorventes para 180 presas de Cuiabá

G1-MT
Foto: Divulgação Centenas de pacotes de absorventes já foram arrecadados.
Centenas de pacotes de absorventes já foram arrecadados.

A Comissão de Direito da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) iniciou a arrecadação de absorventes íntimos para as mulheres da Penitenciária Ana Maria do Couto May, em Cuiabá.

A unidade conta, atualmente, com cerca de 180 presas que, em relatos feitos à Comissão de Direitos Humanos da OAB-MT, apontaram a dificuldade de acesso a materiais de higiene.

Sem receber absorventes em quantidade e periodicidade que atendam às necessidades básicas, as reeducandas contam que, durante o período menstrual, usam retalhos de tecido, gaze ou ficam com o sangramento exposto pelo corpo.

Além do grave atentado contra a dignidade da pessoa humana, que é uma garantia fundamental, a prática também coloca em risco a saúde das mulheres na unidade penitenciária, resultando em casos de infecções e na insalubridade do ambiente para as presas e trabalhadores do local.

A partir do trabalho desenvolvido pela Comissão de Direito da Mulher, centenas de pacotes de absorventes foram arrecadados nos primeiros dias da campanha, com doações de advogadas de todo o Estado.

Na última sexta-feira (03), durante o 7º Seminário Estadual de Políticas para as Mulheres, coordenado pelo Conselho Estadual de Defesa da Mulher (CEDM) no auditório da OAB-MT, dezenas de pacotes de absorventes foram doados pela Casa Amparo.

Com o objetivo de contribuir com a saúde pública de Mato Grosso e assegurar o direito à dignidade da pessoa humana, toda a sociedade é convidada a contribuir com a campanha. Os absorventes podem ser doados na sede ou em qualquer uma das salas de atendimento à advocacia da OAB-MT em Cuiabá.

Deixe seu Comentário