Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 21 de Agosto de 2019

Esportes

O UFC 237 está chegando ao Rio de Janeiro e ele traz algumas novidades

Assessoria de Comunicação
Foto: Divulgação O UFC 237 acontece neste sábado, 11 de maio, na Jeunesse Arena.

É inegável a popularidade do UFC no Brasil. A maior organização de MMA do mundo representou um excepcional fenômeno midiático no país no início da atual década, quando diversos atletas brasileiros como Anderson Silva, Junior Cigano e José Aldo – entre tantos outros – se tornaram verdadeiros popstars, figurando entre as personalidades mais presentes em propagandas e aparições em programas televisivos, reportagens, etc.

Percebendo a crescente popularidade no país, a organização do UFC logo colocou o Brasil como um de seus locais preferidos para realização de seus eventos.  

O próximo evento no país já tem data marcada, e ocorrerá no dia 11 de maio com o UFC 237, na cidade do Rio de Janeiro. Ele será um ano depois do último evento realizado na “Cidade Maravilhosa”, o UFC 224 que ocorreu em 12 de maio de 2018. Com o UFC 237, o país irá sediar seu 34º evento desde o UFC 134, realizado no Rio de Janeiro em 2011.

Vale lembrar que, inicialmente o UFC 237, estava previsto para ocorrer na Arena da Baixada, em Curitiba, mas após problemas entre a organização do evento e a diretoria do Athletico, proprietário da Arena, o mesmo foi transferido para o Rio de Janeiro, que sediará o UFC pela 10ª vez - recorde entre as cidades brasileiras, e terceiro posto mundial depois de Las Vegas e Londres. 

Primeiro evento do UFC na capital fluminense

O principal ídolo da história do MMA brasileiro, Anderson Silva, é o ponto em comum entre a primeira edição do UFC na “Cidade Maravilhosa” e a nova edição. No entanto, a diferença entre o momento na carreira do “Spider” entre 2011 e agora pode ser interpretado como uma metáfora das transformações do esporte desde então.

Crédito: Elite Sports Tour - CC BY-SA 2.0

O UFC 134, na época chamado de “UFC Rio”, foi uma noite marcante para o esporte brasileiro, representando a volta da modalidade para o Brasil após 13 anos, e o primeiro evento após a “repaginada” do UFC que o fez ser a organização dominante no mundo do MMA.

Apesar de contar com outras grandes estrelas do MMA nacional, como Rodrigo Minotauro e Maurício Shogun, Anderson Silva era sem dúvidas o astro de destaque, naquele momento sendo o detentor do cinturão dos pesos médios por quatro anos seguidos.

O lutador já era naquele momento uma figura em ascensão no cenário cultural do país, e viria a protagonizar diversas capas de revistas, aparições em programas de TV e propagandas por todo país. Já no próximo evento no Rio de Janeiro, o atleta vive um novo momento tentando voltar de um período de notável declínio esportivo, e terá sua segunda luta após seu retorno ao UFC depois de dois anos afastado dos octógonos, no qual foi derrotado por Israel Adesanya no UFC 234, em Melbourne, Austrália.

Mesmo assim, é um nome que ainda chama muita atenção e audiência de um público que tem grande carinho por sua grande carreira construída no passado.

UFC 237 e o novo momento do esporte

Só de observar o card principal do UFC 237 já podemos notar uma mudança estrutural para o esporte. Com a brasileira Jessica Andrade e a norte-americana Rose Namajunas protagonizando a disputa principal, o MMA feminino passou de inexistente quando realizado o primeiro evento no Rio de Janeiro – a primeira categoria feminina só foi criada em 2012 -, para destaque atualmente em 2019.

Em pouco tempo de existência, as categorias femininas já ganharam enorme destaque, especialmente com a ascensão de Ronda Rousey à uma grande estrela internacional – a ponto de a atleta ter deixado o MMA e investido na carreira artística -, demonstrando a grande demanda que era ignorado pelo UFC até então. 

O destaque para o MMA feminino é só mais um exemplo das grandes mudanças que visaram tornar o UFC mais abrangente e inclusivo, contando com parcerias que aumentam o nível e qualidade de exposição da marca, além de criar novas experiências de imersão para os fãs da competição.

Apesar do primeiro UFC em terras fluminenses ter sido transmitido na TV aberta, ainda não havia a grande parceria que se firmou nos anos seguintes com o principal grupo midiático do país, a Rede Globo, o que fez do UFC uma marca bastante difundida no país ao protagonizar reality shows, programas esportivos, ações de propaganda e eventos sociais no país. Naquele momento, a competição vinha ganhando bastante popularidade entre os fãs do MMA, mas ainda não tinha a mesma visibilidade cultural que ganhou desde então.

A parceria com a Globo criou novas possibilidades de interação com os fãs, pois desde 2012 criou ferramentas que vão desde transmissão dos bastidores das competições nas redes sociais, até a organização do The Ultimate Fighter. O programa permitiu que atletas amadores se inscrevam e possam ganhar a chance de ser contratado pelo UFC.

Outra forma de expansão da popularidade do esporte são as parcerias que a UFC realiza com outras marcas com o objetivo de integrar novas experiências para quem acompanha a competição, como no caso da recente parceria com a PokerStars que criou o Spin and Go’s UFC, que prevê ações exclusivas para o UFC 237 no Rio de Janeiro. Este novo tipo de disputa apresenta prêmios exclusivos e aumenta a presença ao ofertar uma nova experiência de entretenimento para os fãs de UFC.

A parceria com a PokerStars também garantiu ações divertidas aos cariocas fãs do UFC, com a colocação de cartas dos quatro atletas que irão compor o card principal do evento – Anderson Silva, Jared Connonier, Rose Namajunas e Jessica Andrade – em quatro pontos da cidade que darão a oportunidade de ganhar ingressos exclusivos para assistir in loco o UFC 237.

Essas novas mudanças visam aproximar o UFC do cotidiano das pessoas, se recolocando assim não apenas como uma competição que sedia disputa entre grandes estrelas das lutas – como era o senso comum quando foi realizado o primeiro evento no Rio de Janeiro - mas como uma marca diversificada e inclusive que oferece novas experiências aos seus fãs.

Deixe seu Comentário