Novo serviço de DNS da IBM promete manter a sua privacidade intacta

Sharing is caring!

Um novo serviço online que mantem seus hábitos virtuais longe das mãos de anunciantes e automaticamente evita milhares de sites maliciosos foi lançado nesta quinta (16).

O novo serviço de DNS oferecido pela Quad9 – uma organização sem fins lucrativos fundada pela IBM Security, Packet Clearing House (PCH) e The Global Cyber Alliance – é grátis e leva apenas alguns minutos para ser configurado. O DNS da Quad9 promete checar os sites visitados por usuários usando a base de dados inteligente IBM X-Force, além de outras 18 bases de dados adicionais e irá detectar e automaticamente bloquear o acesso a sites maliciosos conhecidos .

Além disso, a Quad9 promete não coletar, armazenar e vender nenhuma informação sobre os seus hábitos na internet – proteções que deveriam ser padrão, caso o Congresso dos EUA e a Casa Branca já não tivessem vendido o consumidor americano.

Este ano, o Presidente Donald Trump assinou uma legislação repelindo proteções de privacidade da Comissão Federal de Comunicações (FCC) que bania provedores de internet de coletar e vender informações dos consumidores sem consenso. As regras do governo Obama deveriam ser instauradas este ano, prevenindo que seus hábitos virtuais e dados sobre você fossem adquiridos para fins publicitários.

“Todo dia há um novo artigo ou noticia explicando como alguém na internet está fazendo dinheiro com a sua privacidade, ou coletando dados que você nem sabia que emitia”, disse John Todd, diretor executivo da Quad9, ao Gizmodo. “Este projeto dá um pouco de privacidade de volta aos usuários”.

Para os leigos, serviços de DNS são componentes essenciais da internet, traduzindo endereços de IP como “151.101.1.134” em nomes fáceis de lembrar, como “gizmodo.com”. A não ser que você já tenha alterado suas configurações de DNS, é provável que ele esteja configurado automaticamente com as preferencias do seu provedor. Infelizmente, muitos serviços de DNS monitoram o seu tráfego – dados que podem ser vendidos online para anunciantes e corretores de dados.

Essencialmente, a IBM, PCH e Global Cyber Alliance prometem nunca fazer isso.

“Acreditamos que consumidores deveriam ter a opção de controlar a própria privacidade e proteger essa informação”, disse Todd. “Quad9 providencia isso. Quad9 não armazena correlaciona ou usa informação pessoalmente identificável”.

Além disso, este serviço promete ser veloz. “Impulsionando a especialidade da PCH e recursos globais pelo mundo, a Quad9 tem pontos em 70 localizações espalhadas por 40 países durante o lançamento”, disse a companhia em um comunicado, adicionando que planeja dobrar sua presença global nos próximos 18 meses.

Caso você queira usar o serviço, é simples configurá-lo: mude as configurações de DNS do seu dispositivo ou roteador para 9.9.9.9.

 

Fonte: Gizmodo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *