Campo Grande/MS, 13 de Novembro de 2018

Saúde

No Outubro Rosa, Fiems promove palestra sobre saúde da mulher para colaboradoras

FIEMS
Foto: FIEMS Palestra sobre saúde da mulher
Palestra sobre saúde da mulher

Chega o mês de outubro e começam as ações para conscientização e prevenção do câncer de mama. Esse ano, contudo, a Fiems inovou na programação e promoveu, nesta quinta-feira (18/10), uma palestra sobre saúde pélvica. O evento, transmitido ao vivo da Capital para outras 12 unidades do Sesi e Senai no interior do Estado, abordou os cuidados com o períneo e dicas para prevenir incontinência urinária e outras disfunções.

De acordo com o alista de recursos humanos da Fiems, João Victor Faedo, há mais de três o Sistema Indústria promove ações relativas ao Outubro Rosa. “Como é praticamente para o mesmo público sempre, decidimos esse ano mudar o foco e trazer outro tema, mas que ainda estivesse dentro da saúde da mulher. Entendemos que como a mulher já tem uma consciência mais aguçada que o home com relação aos cuidados com saúde, poderíamos trazer um assunto diferente, enriquecendo o arcabouço de informações das nossas colaboradoras”, afirmou.

A palestrante Giselle Venciguerra Fernandes explicou que o períneo ou assoalho pélvico é um conjunto de músculos localizado entre a vagina e o ânus e tem a função de ajudar todo o peso das vísceras abdominopélvicas e também as pressões abdominais. “Com o passar do tempo, com a idade, esse músculo vai enfraquecendo e, com isso, ocorrem disfunções como incontinência urinária, flacidez, problemas na relação sexual”, destacou.

Ela também passou dicas de exercícios para melhorar a saúde íntima. “É importante fazer uma avaliação com profissional, mas também existem exercícios para fazer menos pressão na hora da atividade física. Durante a corrida, por exemplo, é interessante manter a postura correta, contraindo o abdômen, que já ajuda a diminuir as pressões abdominais. Eu acho bem interessante uma empresa realizar um momento como esse, porque ainda é um tema novo, pouco falado ainda, mas que é importante discutir a saúde da mulher”, concluiu. 

Repercussão

Para a assistente executiva da COPP (Coordenadoria de Projetos e Processos), Analice Toledo Barros Buainaim, momentos que despertam as mulheres para a necessidade de cuidar da saúde são fundamentais. “Eu tenho o hábito de ir ao médico anualmente, fazer os check-ups, mas sei que com a correria do dia a dia, muitas costumam deixam para depois e acabam esquecendo. Então acho interessante que a empresa onde eu trabalho se preocupa com minha saúde e promove esse tipo de evento”, disse.

Na mesma linha, a analista técnica da COPP, Ana Cláudia Paiva de Oliveira, elogiou a iniciativa da Fiems de realizar o evento e, mais ainda, de abordar outros temas relativos à saúde da mulher. “Achei a palestrante fantástica. Ela explicou muito bem sobre saúde da mulher e para mim, que tive filho recentemente, ouvir sobre saúde pélvica parece ainda mais importante. Sem falar que ações do Outubro Rosa, só pelo nome, já nos alerta para a necessidade de fazer os exames e ficar em dia com a saúde”, finalizou

Deixe seu Comentário