Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 19 de Outubro de 2019

Turismo e gastronomia

No dia do Nordestino, aprenda a fazer esta receita típica: Bolo Souza Leão

Notícias ao Minuto
Foto: Divulgação / Internet Bolo Souza Leão

Hoje, 8 de outubro, é o dia do Nordestino. A data foi instituída em 2009, em homenagem ao centenário do nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, poeta popular, compositor e cantor cearense. Além disso, trata-se também de uma homenagem ao célebre Catulo da Paixão Cearense, maranhense de São Luís e autor da famosa música “Luar do Sertão”.

 O “Dia do Nordestino” foi criado em São Paulo, por ser a cidade onde vive o maior número nordestinos de todo o Brasil (com exceção do próprio Nordeste, claro). 

 A cultura popular do Nordeste é muito rica. Seu artesanato, musicalidade, religiosidade, culinária, festividades, mitos, lendas, crendices, costumes, danças, superstições e outras tantas formas de manifestações artísticas deste povo é sensacional. 

Aos que não ainda não conhecem essa delícia típica de Pernambuco, o Bolo Souza Leão é um dos doces brasileiros mais antigos do País. Em 2007, o bolo recebeu o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do estado de Pernambuco. Confira a receita do Divino Fogão:

Ingredientes

1kg de massa de mandioca (também conhecida como puba, encontrada nas casas de produtos nordestinos)

12 gemas

500ml de leite de coco

250g de margarina

1kg de açúcar

3 xícaras de água

Modo de preparo

Calda: Colocar 1kg de açúcar com 3 xícaras de água para ferver, deixar por 30 minutos fervendo. Depois que ferver, acrescente a margarina e deixe esfriar.

Massa: Colocar a massa de mandioca em uma vasilha, adicionar leite de coco e as 12 gemas. Misture com a calda e passe duas vezes na peneira. Juntar a forma com margarina e assar em forno pré-aquecido a 180º até que passe no teste do palito.

Com informações do smart kids

Deixe seu Comentário