Campo Grande/MS, 13 de Novembro de 2018

Saúde

Mulheres em tratamento contra o câncer de mama realizam oficina de arteterapia na Clínica da Família da Cassems

Cassems
Foto: Cassems Oficina de arteterapia na Clínica da Família da Cassems
Oficina de arteterapia na Clínica da Família da Cassems

Na última quarta-feira (17), a Cassems realizou uma oficina de arteterapia para mulheres usuárias do serviço oncológico na Clínica da Família, com produção de caixinhas artesanais. Com o objetivo de promover a socialização, autoestima e despertar novas habilidades, a terapeuta ocupacional Elizângela de Carvalho Silva ressalta a importância de atividades que despertem sentimentos positivos nas pacientes.

A terapeuta explica que o objetivo é tirar o foco da dificuldade ocasionada pela doença, “é uma forma de descontraírem, elas chegam desmotivadas e saem com a certeza de que podem muito mais”. Os encontros fazem parte da campanha Outubro Rosa, mas integram uma ação contínua com eventos mensais. 

A paciente Maria Rosa Paulino de Souza está em tratamento no Hospital da Cassems e participou da oficina de arteterapia. “Eu fiz uma caixinha que vou reproduzir em casa para presentear as pessoas que me ajudam no tratamento”. Maria Rosa explica que possui apoio familiar, mas sente falta de pessoas que entendem a sua terapia. “Esses encontros engrandecem e fortalecem, faz com que a gente se sinta mais leve pois temos a oportunidade de conviver com outras pessoas que passaram pelo que eu estou passando”.

A coordenadora da Assistência Social na Cassems, Solene Lopes, aponta que as ações realizadas para pacientes da oncologia são feitas mensalmente com cerca de 30 à 40 pacientes com câncer de mama. “Tudo o que estamos desenvolvendo é de acordo com as sugestões delas. Tivemos uma roda de conversa e as maiores necessidades era a nutrição e a recreação, então fizemos a Cozinha Experimental, e a arteterapia.”

Sarah Santos

Ascom Cassems

Deixe seu Comentário