Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 23 de Setembro de 2019

Deputados Estaduais de MS

Luta de Barbosinha resulta em cadastro de famílias na tarifa social de energia em Dourados

Assessoria de Comunicação
Foto: João Garrigó O deputado Barbosinha (DEM-MS)

A ação conjunta sugerida pelo deputado Barbosinha (DEM-MS) no inicio deste ano, unindo forças do Poder Legislativo (através do mandato do parlamentar), da Prefeitura de Dourados e demais entes públicos começa a sair do papel para beneficiar famílias de baixa renda que possuem direito ao desconto da Tarifa Social de Energia Elétrica, mas não utilizam o benefício.

Desde o início deste ano o deputado Barbosinha tem proposto e sugerido ações, incluindo uma audiência pública na Assembleia Legislativa para debater o tema, conversas com entes públicos, Executivos municipal e estadual e Câmaras de Vereadores, com a finalidade de aumentar o alcance da divulgação do direito a Tarifa Social para famílias de baixa renda em todo o estado.

No município de Dourados são 10.143 famílias que poderiam estar cadastradas no sistema da Energisa para obter descontos de até 65%, mas desconhecem ou não possuem acesso e esclarecimento suficiente para usufruir deste direito.

A Prefeitura de Dourados divulgou que promoverá no dia 1° de junho a primeira edição do Mutirão de Cadastramento para a Tarifa Social de Energia Elétrica. A defensora pública, Mariza Gonçalves, tomou conhecimento dos números através do deputado Barbosinha, e acompanha as ações com a Prefeitura para capacitar os funcionários da assistência social com a finalidade de aumentar a quantidade de famílias atendidas.

“Estamos a algum tempo conversando e cobrando uma divulgação intensa com essas 10.143 famílias. É fundamental que se faça essa ação de forma unida, pois só assim podemos incluir todos esses beneficiários no cadastro e reverter economicamente este dinheiro que vai sobrar no orçamento em benfeitorias para a própria família”, lembra Barbosinha.

A ação visa ampliar o acesso ao cadastro, às informações e na identificação das famílias com direito a Tarifa Social. “Muitas pessoas desconhecem que possuem o direito a este desconto e que podem receber o benefício por estar incluída em programas assistenciais do Governo Federal”, explica o deputado.

Em todo o estado a concessionária de energia têm realizado ações informativas e de cadastramento de famílias na Tarifa Social. Ao todo, de acordo com a Energisa, Mato Grosso do Sul tem 292.984 famílias que têm direito a Tarifa Social de Energia Elétrica, das quais apenas 121.497 famílias estão cadastradas para receber o desconto, ou seja, 171. 487 famílias de baixa renda estão deixando de receber o benefício.

Serviço:

A ação promovida pela Prefeitura acontecerá no dia 1° de junho, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Energisa, no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, das 8h às 16h.

Deixe seu Comentário