Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 16 de Outubro de 2019

Campo Grande

Em solenidade, idosos são homenageados pelos vereadores com Medalha Melhor Idade

Câmara Municipal de Campo Grande
Foto: Câmara Municipal de Campo Grande Medalha Legislativa Melhor Idade

Em comemoração ao Dia do Idoso, os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizaram, nesta quarta-feira (2), Sessão Solene de outorga da Medalha Legislativa Melhor Idade. A solenidade foi proposta pelo vereador Valdir Gomes. 

A Medalha Legislativa Melhor Idade foi instituída por meio da Resolução 1283/18, de autoria dos vereadores Carlão e Valdir Gomes,  com objetivo de homenagear aqueles que já contribuíram muito para a sociedade, assegurando à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na Constituição e nas leis. 

A noite foi abrilhantada com apresentação de dança do Grupo Fantasia do Centro de Convivência do Idoso “Vóvo Ziza” e contou ainda com a participação especial de Delinha e do Grupo Antigo Aposento, que apresentaram vários sucessos musicais que trouxeram muita alegria para a noite de homenagens da melhor idade.

Em nome dos homenageados, Arilda Riquelme da Silva Antunes discursou: “Cada dia é uma dádiva, é uma oportunidade de transformação e realidade. Agradeço a Deus e a Câmara de Campo Grande, em especial, o vereador Valdir Gomes por essa oportunidade, além de estarmos sendo aqui homenageados pelo Dia do Idoso, representa também a nossa valorização, que muito já fizemos e ainda fazemos para a nossa sociedade. Dizer obrigado, vereador Valdir Gomes, às vezes, não é suficiente pelo carinho que tem por nós, nosso sentimento é de gratidão”, agradeceu.

Para o coordenador de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Cid Pinto Barbosa Júnior, representando a subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos, os idosos representam a história da nossa cidade. “É uma satisfação estar aqui reverenciando a vida dessas pessoas, que hoje representam a história do município, fico grato pela oportunidade. A subsecretaria tem trabalhado para que a gente possa melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, que frequentam o centro de convivência, os Cras, os grupos de idosos, nós estamos de braços abertos para atendê-los”, disse

Já o secretário Municipal de Assistência Social, José Mário Antunes da Silva afirmou que os idosos devem ser valorizados. “É uma honra estar aqui, envelhecer é uma dádiva e deve ser encarada com uma oportunidade de transmitir os conhecimentos adquiridos ao longo da vida, temos que valorizar a pessoa idosa. Essa solenidade é para honrar e validar os serviços que vocês prestaram e continuam prestando a nossa sociedade”, ressaltou.

O proponente da solenidade, vereador Valdir Gomes falou da sua luta pela da valorização dos idosos de Campo Grande. “Essa homenagem é além de uma justiça. Fui coordenador por muitos anos no Centro de Convivência do Idoso “Vóvo Ziza”, que foi o maior presente da minha vida, onde pude combater muitas injustiças com os idosos e aprendi muito naquele lugar. Eu tive muita demanda no centro de convivência, quem também já trabalhou lá sabe da nossa luta. Essa sessão hoje, me traz uma satisfação, por representar essa experiência que tive no Vovó Ziza. A cantora Delinha é um exemplo de uma pessoa que já elevou o nome do nosso estado, quando era Mato Grosso e quando passou ser Mato Grosso do Sul. Quero propor uma lei de que cada evento que for realizado em Campo Grande possa contar com apresentação de uma pessoa como Delinha, isso é valorizar quem elevou e eleva a cultura da nossa cidade, têm muitos idosos esquecidos na cultura e na música”, alegou.

 Em 1º de outubro é celebrado o Dia Internacional do Idoso, data que marca o dia em que entrou em vigor o Estatuto do Idoso. 

 Confira a lista dos homenageados:

 BETINHO - LECIR MARQUES MACHADO e GERSINO JOSÉ DOS ANJOS

CARLÃO - VERONILIA ANTÔNIA DA SILVA e CERONILIA ROGERIO DE OLIVEIRA

CHIQUINHO TELLES - MESSIAS FRANCISCO TAVARES e NORMA CAIME MACÊDO

DHARLENG CAMPOS - NADIR NAIR SERRANTE e MARIA IDA MELETTE MOURA

DR. CURY- CLARINDA MARIA BORGES DE OLIVEIRA e VICTORIA EMILIA MENEGUESSO CANCE

EDUARDO ROMERO - MARIA LEANDRO DA SILVA e ANTONIO CÂNDIDO DA SILVA

ENFERMEIRA CIDA AMARAL- NELSON DENIS e GRACIELA JUSTINIANO MARCONDES

FRITZ - MARIA DE LOURDES MORAIS e ORTELINA AMELIA DA CONCEIÇÃO

GILMAR DA CRUZ - LUCY DA SILVA CRUZ PEPICON

JUNIOR LONGO - JOSÉ BARBOSA DOS SANTOS

ODILON DE OLIVEIRA- NEIMAR DE JESUS ALVES DOS SANTOS

OTAVIO TRAD - GERALDO PEREIRA SOUZA e JOSÉ CHARLES YBANEZ

PAPY- NEIVA MELO AGUILAR

Pr. JEREMIAS FLORES- ELZA MARTINS BARBOSA e JOÃO PEREIRA DA SILVA

VALDIR GOMES - MARIA DE FÁTIMA AGUILAR SARAIVA e DELANIRA PEREIRA GONÇALVES

WILLIAM MAKSOUD - TEREZA MARIA NETO e MARIA DA CONCEIÇÃO SANTOS RODRIGUES

CÂMARA MUNICIPAL

RAIMUNDO ADÉRITO PEREIRA 

NADIR RIBEIRO DA SILVA 

ARILDA RIQUELME DA SILVA ANTUNES 

ANÉLIO FOLCHINI 

CLEMENTINA MOTA MEDALHA 

DORALICE BEJARANO 

PAULO MANOEL PEPICON 

GETULIO AREVALO 

Dayane Parron

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Deixe seu Comentário