Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 22 de Agosto de 2019

Turismo e gastronomia

Guisado de carne para esquentar no inverno

Notícias ao Minuto
Foto: © DR Guisado de carne

De fácil preparo, a delícia é muito versátil e pode ser preparada com músculo, costela ou acém, cada opção com um sabor diferente

O inverno está aí e, junto com ele, aquela vontade de comer pratos bem quentinhos e com sabor de aconchego. A dica da Friboi é a receita de um guisado de carne criada pela chef Danielle Johnnei. De fácil preparo, a delícia é muito versátil e pode ser preparada com músculo, costela ou acém, cada opção com um sabor diferente.

Corte: músculo

Cortes alternativos: costela ou acém

Ingredientes (Serve: 4 pessoas)

1 kg de músculo limpo

1 xícara de chá de cebola picada

½ xícara de chá de pimentão verde picado

1 xícara de chá de tomates picados bem pequenos, sem sementes

1 colher de chá de alho picado

1 folha de louro

½ xícara de chá de cheiro-verde

½ colher de sopa de cominho em pó

½ colher de sopa de colorau em pó

1 tablete de caldo de carne

1 colher de sopa de vinagre

1 colher de sopa de extrato de tomate

3 colheres de sopa de azeite

500 ml de água morna

sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Cortar a carne em cubos grandes.

Pré-aquecer a panela de pressão. Dispor metade do azeite e metade da carne (espalhar de forma que um não fique sobre o outro) previamente temperados com sal e pimenta. Deixar dourar e virar para que todos os lados selem. Reservar em um recipiente e repetir o processo com a outra metade.

Após retirar a carne, colocar na panela a cebola. Mexer até que ela comece a ficar transparente. Juntar o pimentão e o alho. Em seguida, acrescentar os tomates, o tablete de caldo de carne, o colorau, o cominho, o extrato de tomate, o vinagre, a água, a folha de louro e metade do cheiro-verde. Voltar a carne para a panela e fechar. Após pegar pressão, abaixar o fogo.

Após 30 minutos de pressão, abrir a panela, acrescentar o restante do cheiro-verde, regular o sal e a pimenta (nesse momento, você pode acrescentar mais água, caso deseje mais caldo) e deixar ferver, ainda em fogo baixo, por mais 15 ou 20 minutos.

Servir com o acompanhamento de sua preferência.

Dica: se desejar, pode acrescentar pedaços de cenoura e batata após tirar a pressão da panela. Nesse caso, acrescente um pouco mais de água, caso necessário, e deixe cozinhar em fogo baixo até que os legumes cheguem à textura desejada.

Deixe seu Comentário