Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 16 de Setembro de 2019

Campo Grande

Governo inaugura Usina de Tratamento de Resíduos gerados na Ceasa de Campo Grande

Governo do Estado do Mato Grosso do Sul
Foto: Prefeitura Municipal de Campo Grande contribuinte

O Governo do Estado, através da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), em parceria com a Prefeitura de Campo Grande, inauguram nesta terça-feira (10.09) a primeira usina do Brasil a fazer todas as operações necessárias com resíduos. Desde a coleta seletiva, transporte, tratamento e conversão dos resíduos em adubo orgânico e aproveitamento do resíduo sólido com a reciclagem de plástico e papelão e da madeira como material energético pela combustão.

A usina vai funcionar com resíduos gerados pela Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (Ceasa/MS). Atualmente, a Ceasa produz cerca de 100 toneladas de resíduos, sendo que mais de 80% é resíduo orgânico. Essa parceria vai garantir a devolução de 8 toneladas mensais de adubo orgânico, que serão destinados aos próprios produtores rurais da Ceasa para usarem em suas plantações e melhorarem a qualidade dos produtos.

 Outro material recolhido é a madeira, que gera em torno de são 17 toneladas e acaba doada para virar material energético de outras empresas. Agora esse material será reciclado em benefício da Ceasa.

Serão duas empresas que farão a coleta de resíduos: a Colecta Resíduos Industriais e a Organoeste Campo Grande. Elas trabalharão juntas e todo resíduo orgânico separado e coletado pela Colecta será disponibilizado à Organoeste para ser tratado pelo método de compostagem com a utilização de biotecnologia, com rigoroso controle diário de temperatura e odor e em conformidade com as exigências legais, obtendo-se, ao final do processo, adubo orgânico.

Com isso, a CEASA/MS e seus parceiros promovem a coleta, tratamento e destinação final ambientalmente correta dos resíduos orgânicos, geram renda aos associados e as empresas e preservam o meio ambiente, uma vez que diminui a poluição do solo, dos cursos d’água, e, consequentemente, o que se traduz em um valioso ganho ambiental.

Serviço: A inauguração da Usina de Coleta, Seleção e Destinação de Resíduos “Elúsio Guerreiro de Carvalho” acontecerá nesta terça-feira (10), às 8h, na rua Antonio Rahe, 680, Mata do Jacinto, Campo Grande. O médico veterinário Elúsio Guerreiro de Carvalho faleceu em julho passado, no exercício do cargo de diretor presidente da Ceasa. Em reconhecimento a seu trabalho e em homenagem a sua memória, a Usina levará seu nome.

João Prestes – Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro)

Foto: Arquivo Semagro

Deixe seu Comentário