Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 22 de Agosto de 2019

Mato Grosso do Sul

Governo discute ações de promoção do patriotismo

Governo do Mato Grosso do Sul
Foto: Governo do Mato Grosso do Sul promoção do patriotismo

 Projeto do CMO busca parcerias para ações comemorativas de 7 de setembro

Nesta quarta-feira (7.8) a secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amendola Motta e o comandante Geral da PMMS, Waldir Ribeiro Acosta, representaram o Governo do Estado em uma reunião no Comando Militar do Oeste (CMO) para alinhamento das ações de comemoração da Semana da Independência no Estado. Na manhã do mesmo dia, o vice-governador Murilo Zauith havia recebido em seu gabinete o chefe do Estado Maior do Comando Militar do Oeste, general Carrião, e confirmado o apoio do Governo do Estado ao projeto de nome provisório de “Semana da Pátria”.

A iniciativa apresentada durante a reunião pelo chefe do Estado Maior do CMO prevê o resgate do patriotismo por meio de diversas ações alusivas à sete de setembro. As atividades contarão com a participação de estudantes e da população e serão viabilizadas pelo Exército em parceria com órgãos, entidades, associações e demais setores da sociedade civil.

“Nossa intenção é resgatar o sentimento patriótico, por isso convidamos estudantes, órgãos públicos e a comunidade em geral a participar, seja prestigiando os desfiles, vestindo verde e amarelo, decorando as casas, escolas, estabelecimentos comerciais e até mesmo carros com as cores da nossa bandeira”, exemplificou o general Carrião.

Participaram do encontro representantes de órgãos públicos e entidades do comércio e indústria; estabelecimentos de ensino; entidades religiosas além de empresas do ramo de comunicação e transporte, dentre outros.

A participação da rede estadual de ensino foi confirmada pela secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta: “Trata-se de um projeto muito interessante por envolver toda a comunidade e ter como foco o jovem em processo de formação. O Estado já participa dos desfiles de comemoração da Independência e este ano ampliaremos o número de escolas participantes. Ver esse envolvimento da comunidade faz toda a diferença e acredito que tanto Mato Grosso do Sul quanto o Brasil tenha muito a ganhar com isso”, enfatizou a secretária.

“É importante fazer referência à nossa pátria, ao nosso país e é muito gratificante ver o incentivo desta prática. A própria Polícia Militar já trabalha com este conceito em diversos projetos, como o de uma escola pública de Chapadão do Sul que possui gestão compartilhada. Nesta escola os alunos usam fardamento e aprendem hierarquia, disciplina e cidadania, sempre com essa referência de respeito à pátria”, destacou o Comandante Geral da PMMS,  coronel Waldir Ribeiro Acosta.

Os parceiros interessados em contribuir com o projeto – que não conta com promoção individual de nenhuma marca –  permanecerão em contato para fechamento dos detalhes e ações do calendário de comemorações.

Jéssika Machado – Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra MS).

Fotos: Divulgação CMO.

Deixe seu Comentário