Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 22 de Outubro de 2019

Internacional

Governo da Catalunha já está a retirar símbolos independentistas da fachada dos edifícios

Expresso - Portugal
Foto: Divulgação / Assessoria governojpg.jpg

Os edifícios em que funcionam serviços do governo da Catalunha, a Generalitat, começaram a retirar os laços amarelos – símbolo do movimento pela liberdade dos presos políticos que lutam pela independência daquela região autonómica de Espanha.
O ministério da Economia e o edifício onde funciona a vice-presidência da Generalitat foram os primeiros a retirar os laços amarelos que ostentavam, e o Ministério da Agricultura anunciou a intenção de o fazer até ao inicio da tarde, noticia o diário espanhol "El País".
Em março deste ano, o presidente da Generalitat, Quim Torra, concordou com a remoção dos símbolos independentistas dos edifícios públicos – laços amarelos e bandeiras “estreladas” –, tal como tinha exigido a Junta Eleitoral Central (JEC, Comissão Nacional de Eleições espanhola).
Quim Torra tem de garantir que estes símbolos são todos removidos até às 15h locais (uma hora menos em Portugal), porque este foi o prazo estabelecido na passada quarta-feira pelo Conselho Eleitoral Central.
Este Conselho instou a polícia local (Mossos d'Esquadra) a exercer "vigilância permanente" para que estes símbolos não voltem a ser colocados nas fachadas dos edifícios.

Deixe seu Comentário