Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 18 de Julho de 2019

Mato Grosso do Sul

Governador em exercício destaca determinação de Reinaldo Azambuja no enfrentamento da crise

Governo do Mato Grosso do Sul
Foto: Governo do Mato Grosso do Sul Governador em exercício, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargador Paschoal Carmello Leandro

Ao cumprir agenda em Corumbá como governador em exercício, entregando pacote de obras da Sanesul nas áreas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargador Paschoal Carmello Leandro, destacou a coragem a determinação do governador Reinaldo Azambuja  no enfrentamento da crise para manter os investimentos e o desenvolvimento do Estado.

Em discurso emocionado, pelo fato de ser corumbaense e exercer o cargo interino em sua cidade natal, o desembargador disse que o governador Reinaldo Azambuja, mesmo com todas as dificuldades financeiras e administrativas, exerce com firmeza o controle e o equilíbrio do Estado e promove o desenvolvimento em todos os municípios, com obras e programas estruturantes, “se preocupando com o bem-estar do povo sul-mato-grossense”.

Integraram a comitiva do governador em exercício sua esposa, Célia Márcia; o secretário especial de Gestão Política do Governo do Estado, Sérgio de Paula; a procuradora-geral do Estado, Fabiola Marchetti;  e o diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Junior. Presentes ao ato, os prefeitos de Corumbá, Marcelo Iunes, e de Ladário, Iranil Soares; o deputado estadual Evander Vendramini, e vereadores.

Relação de respeito aos poderes

O desembargador Paschoal Leandro afirmou que se sentia gratificado e com um sentimento de felicidade não comum no mundo político pelo fato de exercer a interinidade do Executivo sendo o Judiciário o terceiro poder a cumprir a função constitucional. Ele lembrou que na década passada o Judiciário também assumiu o governo estadual em exercício, na pessoa do seu colega – e também corumbaense de Albuquerque -, Claudionor Abbs Duarte.

“Fiquei muito feliz quando o Reinaldo Azambuja me comunicou do seu afastamento e dessa agenda em minha cidade (onde nasceu em 1949) para inaugurar o novo sistema de abastecimento de água e esgoto da Sanesul, que impacta diretamente na nossa população”, comentou. Pascoal Leandro ressaltou a relação de respeito do Governo do Estado com os demais poderes, cuja sintonia, segundo ele, “tem por objetivo o desenvolvimento do nosso pujante Estado”.

Ao final da cerimônia de entrega das obras, o governador em exercício foi motivado por mais uma emoção: seu nome estava na placa inaugural, ao lado do nome do governador Reinaldo Azambuja. “Este ato representa o respeito que o nosso governo tem pelo senhor, o fazemos com muita determinação e carinho pela sua pessoa, leve isso na história do senhor”, disse o secretário especial, Sérgio de Paula, durante encontro no gabinete do prefeito Marcelo Iunes.

Universalização do esgoto em dez anos

A solenidade de entrega das obras da Sanesul ocorreu no recinto de um dos novos reservatórios de água, no Bairro Nossa Senhora de Fátima. O conjunto de benefícios à população corumbaense, que totalizam investimentos de R$ 60,4 milhões, incluem ampliação da capacidade de produção e duplicação da adutora de água bruta (captada do Rio Paraguai), implantação das adutoras de elevação e melhoria da Estação de Tratamento de Água (ETA).

A melhoria dos serviços, segundo o presidente da Sanesul, Walter Carneiro Junior, soluciona definitivamente um dos maiores problemas de Corumbá: a falta de água na parte alta da cidade. Ele destacou a confiança do município e o apoio dos vereadores na renovação do contrato de concessão de água e esgoto, por mais 30 anos, e adiantou que a meta da Sanesul para os próximos dez anos é universalizar o sistema de esgotamento sanitário na cidade.

Os investimentos da Sanesul, incluindo todas as obras executadas no atual governo, somam mais de R$ 78 milhões, beneficiando os bairros da parte alta: Guató, Corumbella, Centro América, Popular Nova, Popular Velha, Nova Corumbá, Cristo Redentor, Monte Castelo, Nossa Senhora de Fátima e ainda o distrito de Albuquerque. Neste, a empresa de saneamento executou e entregou o moderno sistema de tratamento de osmose reserva.

Festival América do Sul em novembro

Como parte da cerimônia, o governador em exercício firmou termo de cooperação nas áreas de cultura e desporto com a prefeitura de Corumbá, que garante a realização de dois grandes eventos com a parceria do Governo do Estado: o Eco Pantanal Extremo, que reuniu atletas brasileiros e do exterior no ano passado, e o Festival América do Sul Pantanal (Fasp). O festival, conforme anunciou o prefeito Marcelo Iunes, será realizado em novembro para fomentar o turismo, em baixa temporada com o fim do período da pesca.

Fotos: Saul Schramm – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Deixe seu Comentário