Campo Grande/MS, 18 de Outubro de 2018

Tecnologia

Gmail passa a suportar extensões, veja como instalá-las e ser mais produtivo

Redação TerereNews
Foto:

Esta quarta-fira (25) se inicia com novidades bacanas para quem é usuário do Gmail: a plataforma de emails da Google passou a ser compatível com plugins e add-ons feitos especialmente para o serviço. Isso significa que, a partir de hoje, será possível instalar extensões que tornarão a sua caixa de entrada ainda mais produtiva, organizada e personalizada, de forma oficial, sem precisar apelar para "gambiarras" e softwares não-oficiais.

Acessar o novo é fácil: basta, em qualquer tela do Gmail, clicar no ícone "Configurações" (representado por uma pequena engrenagem) e selecionar a opção "Instalar complementos" (ou "Get Add-Ons", caso você, por qualquer motivo, esteja usando a versão em inglês da plataforma).

 

 

 

Uma loja própria
Será aberta uma janela pop-up contendo uma pequena lojinha de complementos feitos especialmente para o serviço. Em um pequeno teste, encontramos alguns apps bem úteis (como o Dialpad, que lhe permite iniciar chamadas de voz diretamente de uma mensagem, e o Trello for Gmail, que integração com a famosa ferramenta de produtividade e possibilita a criação de novos cartões de tarefa a partir de um email recebido).

É importante lembrar que, uma vez adicionados, os plugins funcionam tanto no desktop quanto no app mobile do Gmail para Android (sem suporte ao iOS por enquanto; estima-se que o SO receberá a novidade em um futuro não-tão distante), sejam eles pessoais ou corporativos do G Suite.

 

 

Apenas o início
Por enquanto, o marketplace de extensões para o Gmail é bem enxuto, visto que a funcionalidade acaba de ser lançada. No momento em que esta matéria foi escrita, apenas oito plugins estavam disponíveis para download. Agora, tudo depende dos desenvolvedores criarem e disponibilizarem mais material para a plataforma, algo que não deve demorar muito para acontecer.

Vale lembrar que, nos últimos tempos, o Gmail tem recebido diversos incrementos interessantes da Google, que parece disposta a não perder espaço para seus concorrentes. Em setembro, por exemplo, o serviço passou a converter endereços e informações de contato em links, agilizando o acesso a mapas, envio de mensagens e chamadas de voz em dispositivos móveis. 

 

Fonte: Tudo Celular

Deixe seu Comentário