Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 20 de Agosto de 2019

Deputados Estaduais de MS

Felipe Orro propõe Plano de Combate ao Suicídio voltado aos profissionais da saúde

Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul
Foto: Divulgação/ Internet Felipe Orro

O Estado de Mato Grosso do Sul poderá ter que oferecer aos profissionais da área da saúde, vinculados à rede estadual, o Plano de Valorização da Vida. Projeto de Lei apresentado pelo deputado Felipe Orro (PSDB), durante a sessão desta quarta-feira (7), visa desenvolver programas para atendimento de trabalhadores com quadro depressivo ou inclinados à prática de suicídio.

“Por meio desse programa poderão ser identificados possíveis sintomas, além de tratado o transtorno e oferecido o acompanhamento de indivíduos que apresentam o perfil, prevenindo e minimizando a evolução dos quadros que possam chegar ao suicídio”, destacou o deputado.

O plano, que poderá ser desenvolvido em parcerias com instituições acadêmicas e organizações da sociedade civil, deverá ter como base: promoção de palestras, realização de campanhas, idealização de canais de atendimento aos diagnosticados, direcionamento de atividades e monitoramento de casos.

“São profissionais que vivem sob constante pressão por conta de um trabalho exaustivo físico e psicológico. Dificuldades financeiras ou emocionais desempenham um fator significativo para evolução do quadro, podendo culminar no suicídio”, afirmou Orro.

O presidente da Comissão de Saúde, Antônio Vaz (PRB), e o Coronel David (PSL) parabenizaram a iniciativa e disseram que irão apoiar a aprovação do projeto. A matéria segue agora para avaliação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Deixe seu Comentário