Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 16 de Junho de 2019

Variedades

Exoplanetas estão prestes a receber novos nomes

Olhar Digital
Foto: Divulgação / Assessoria explorarjpg.jpg

 

Os exoplanetas são conhecidos por geralmente receberem nomes como "HD 8574 b" ou "HD 17156 b", mas agora isso está prestes a mudar. A campanha NameExoWorlds permite que qualquer país do mundo dê um nome popular a um deles e a sua estrela hospedeira.
A União Astronômica Internacional (IAU), o órgão que gerencia os nomes dos objetos astronômicos, anunciou uma campanha global do NameExoWorlds, que convida todos os países a nomear um exoplaneta e seu companheiro de estrela. Quase 100 países já se inscreveram para realizar concursos públicos de votação para a nomeação.
"Os nomes propostos devem ser de coisas, pessoas ou lugares de importância cultural, histórica ou geográfica de longa data, dignos de serem atribuídos a um objeto celestial", diz a IAU.
A União já fez o trabalho pesado e descobriu quais estrelas são visíveis por pequenos telescópios de cada país. Assim, os EUA conseguem nomear a estrela anã HD 17156,na constelação de Cassiopéia, junto com seu exoplaneta HD 7156 b. Já o Reino Unido precisará criar um nome apropriado para o WASP-13 na constelação Lynx e Austrália, para a HD 38283, em Mensa.
As regras são bastante restritas. As campanhas nacionais devem acontecer entre junho e novembro, e a IAU aponta que, em breve, irá divulgar mais informações sobre como seu país pode participar. Os nomes vencedores serão anunciados em dezembro.
Via: CNet
 

Deixe seu Comentário