Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 23 de Outubro de 2019

Tecnologia

Estudo revela quão perdidos estaríamos se o GPS sofresse uma queda

Olhar Digital
Foto: Divulgação / Assessoria gps20sjpg.jpg

 
 
O National Institute of Standards and Technology, uma agência governamental de administração de tecnologia do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, decidiu patrocinar um estudo sobre a importância da tecnologia GPS no dia a dia para a economia norte-americana. E os resultados mostraram que o impacto de uma possível queda do sistema traria muito prejuízo. 
Segundo a pesquisa feita pela RTI International, apenas OS EUA poderia ter perdas de US$1 bilhão por dia por conta interrupção da tecnologia de navegação. Os pesquisadores falaram com mais de 200 especialistas sobre o GPS, em áreas que vão desde o uso para agricultura até a utilização para locomoção em cidades. 
Eles concluíram que, após 30 dias de uma interrupção, a funcionalidade das redes sem fio cairiam para 60% de seu nível normal. E a estimativa de um impacto de US $ 1 bilhão por dia para a economia é considerando um bom cenário. 
Poderia ser dramaticamente maior, especialmente durante certas épocas do ano, quando as pessoas dependem mais dessa tecnologia. Durante, por exemplo, a estação de plantio, os agricultores usam o GPS para ajudá-los a tomar decisões importantes sobre a utilização de seus campos.
Uma coisa interessante também mostrada pelo estudo é que 90% do uso do GPS para atividades financeiras acontece desde 2010, mas existem áreas que estão implementando essa tecnologia apenas agora.
"A tecnologia sem fio continua a evoluir de maneiras que aumentam sua dependência por um tempo altamente preciso, o que, por sua vez, aumenta a dependência do GPS”, diz o estudo. “Múltiplas tendências tecnológicas - de carros autônomos à internet das coisas - estenderão a tecnologia sem fio a novos limites nos próximos anos”
Via: BGR
 

Deixe seu Comentário