Campo Grande/MS, 20 de Agosto de 2018

Polícia

Estudantes de Dourados vão participar de projeto que aproxima Justiça do Trabalho da população

Redação TerereNews
Foto: Justiça do Trabalhoms Justiça do Trabalhoms
Justiça do Trabalhoms

Alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas municipais de Dourados e acadêmicos do Curso de Direito da UNIGRAN vão participar do "Projeto Educação, Trabalho e Justiça", desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, e que promove audiências simuladas, palestras e visitas em escolas e nas unidades da Justiça do Trabalho de Mato Grosso do Sul.

A parceria entre o TRT/MS e as instituições será firmada no dia 21 de julho, quando dois Acordos de Cooperação Técnica serão assinados - um com a Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e outro com a UNIGRAN. A assinatura será às 16 horas, no Auditório do Bloco I da UNIGRAN, que fica na Rua Balbina de Matos, 2.121, no Jardim Universitário.

O projeto com a universidade possibilita o exercício da prática jurídica na Justiça do Trabalho e prevê a realização de audiências simuladas com a participação de Juízes do Tribunal e de acadêmicos matriculados nos 3º, 4º e 5º anos do curso de Direito. Os alunos fazem os papéis das partes do processo e seus respectivos advogados e testemunhas. A audiência é conduzida por um magistrado que explica o passo a passo de cada ato e como é realizado um julgamento. As ações apreciadas nessas audiências são retiradas do arquivo de processos já finalizados da Justiça do Trabalho.

Já o acordo entre o TRT/MS e a Prefeitura de Dourados, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, vai oferecer palestras proferidas por Desembargadores e Juízes do Trabalho e visitas monitoradas de magistrados às escolas com o objetivo de promover a cidadania, estimular o espírito crítico dos alunos do Ensino Fundamental e transmitir os valores que inspiram a história e o funcionamento da Justiça do Trabalho em Mato Grosso do Sul.

A finalidade das palestras é conscientizar os estudantes sobre a importância de conhecer seus direitos e deveres na sociedade e nas relações de trabalho, demonstrando a forma de exercê-los, bem como sobre a estrutura, funcionamento e especialidades do Poder Judiciário.

O Projeto Educação, Trabalho e Justiça, criado pelo TRT/MS, tem por finalidade estabelecer um canal de interação entre a Justiça do Trabalho e as instituições de ensino locais, constituindo-se em meio pelo qual o jovem possa compreender o valor da justiça social e a promoção de ações educativas que impliquem o esclarecimento das funções do Judiciário, de seus atores (magistrados e servidores) e de suas tantas possibilidades de indicar o caminho da paz social.

Deixe seu Comentário