Emenda do Vereador Delegado Wellington aprovada para o Plano Plurianual da Capital prevê ações de prevenção e combate ao suícidio

Sharing is caring!

Das 12 emendas ao Plano Plurianual de Campo Grande apresentadas pelo Vereador Delegado Wellington, 9 foram aprovadas e estão em processo de realização.

Uma das emendas aprovadas garante a promoção de ações de prevenção e combate ao suicídio na rede municipal de ensino, uma vez que a taxa de suicídio entre adolescentes aumentou em mais de 10% no ano de 2017, devido a diversos fatores como a depressão, e outros que muitas vezes fogem dos controle dos pais e da família.

Em 2017, ocorreu o “Desafio Baleia Azul” que tem os adolescentes como alvo principal, baseava-se, segundo relatos, em concluir 50 desafios que eram enviados por mensagem – muitos deles pediam automutilação e incentivavam ao perigo. O último seria tirar a própria vida. Tal fato preocupou toda a sociedade, e também os Poderes Legislativos.

Com isso e após verificação de dados e estatísticas, o parlamentar optou por criar uma emenda que diminuísse tal índice e que tivesse consonância com a Lei nº 5.865/17 que Institui o Plano Muinicipal de Segurança Pública.

E concomitante com o  eixo 6 da Lei nº 5.865/17 “Fortalecimento da Coesão Social”, essa ação visa a promoção de ações eficazes ao combate do suicídio, uma vez que no Brasil, é encarado como um problema de saúde pública e tabu. Tais ações englobam a capacitação de profissionais para a prevenção ao suicídio, oficinas de esporte, lazer e cultura, formação com estudantes sobre o protagonismo juvenil e participação social e o fortalecimento dos núcleos produtivos de cultura e arte.

Cabe, agora, ao Executivo Municipal concretizar tais ações dentro da rede de ensino da Capital, para que estruturados possamos oferecer aos adolescentes uma vida de qualidade e o apoio que precisarem, dentro e fora da escola. “Nosso compromisso é proteger o povo, e em conjunto com o Executivo, realizaremos tal compromisso”.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador 

Fonte: Câmara Municipal de Campo Grande/MS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *