Campo Grande/MS, 20 de Agosto de 2018

Fotojornalismo

Desembargador do TJ e juiz de MS são homenageados pela Polícia Militar

Redação TerereNews
Foto: homenagemtj homenagemtj
homenagemtj

Para comemorar os 182 anos de existência da corporação, na manhã desta terça-feira (5) a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul realizou uma solenidade alusiva ao aniversário da instituição, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, e dentre os homenageados estavam dois magistrados: o Des. Alexandre Bastos e o juiz Mário José Esbalqueiro Jr.
 
Os representantes do Poder Judiciário foram agraciados com a Medalha do Mérito, a mais alta honraria da PMMS, destinada ao reconhecimento daqueles que tenham prestado relevantes serviços à corporação, no que diz respeito ao aperfeiçoamento e projeção da instituição.
 
Questionado sobre a honraria, o desembargador confessou estar contente pela lembrança. “Considerando a solidez e a importância da instituição Polícia Militar, que remontam mais de 180 anos de história, ser lembrado para receber a medalha é motivo de orgulho e alegria, aumentando mais ainda nosso dever cívico, ético e profissional!”.
 
O juiz Mário Esbalqueiro Jr., que judica na 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande, é um dos integrantes da magistratura sul-mato-grossense a ter seu trbalho sempre reconhecido por instituições, mas disse que esta honraria é diferenciada.
 
“Fico bastante feliz com o reconhecimento e, em especial, por ser da Polícia Militar de MS. Sabemos da importância do trabalho da instituição, por isso é bastante especial esse tipo de agraciamento”.
 
“É com grande orgulho que a Polícia Militar comemora os seus 182 anos de história, além de ser uma honra podermos agraciar pessoas que tenham prestado relevantes serviços à Segurança Pública e à nossa Polícia Militar”, frisou o comandante-geral da PMMS, coronel Waldir Ribeiro Acosta.

Saiba mais – No dia 5 de setembro de 1835, o governo provincial do então Estado de Mato Grosso criou o corpo policial nominado Homens do Mato. 
 
Com o advento da Guerra do Paraguai, o aparato passou à denominação de “Companhia de Pedestres”, e posteriormente, sob a Égide da República, passou a denominar-se “Força Pública”. Em 1934, a Força Pública foi transformada em “Força Policial Militar” e, em 1947, recebeu a denominação de “Polícia Militar”.
 
Assim, o dia 5 de setembro foi instituído como data cívica do aniversário da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul.

Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - [email protected]

Deixe seu Comentário