Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 22 de Outubro de 2019

Meio ambiente e sustentabilidade

Costa Rica: Projeto Eco Óleo é implantado oficialmente

Prefeitura Municipal de Costa Rica / MS
Foto: Fabrizzio Carrijo Projeto Eco Óleo

Com o objetivo de incentivar a coleta, promover o descarte correto e a educação ambiental, o Governo de Costa Rica – MS por meio da SEMTMA – Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura – implantou oficialmente no mês de setembro o Projeto Eco Óleo.

Conforme o prefeito Waldeli dos Santos Rosa, a iniciativa visa incentivar a população quanto ao reaproveitamento e o descarte correto do material, que inclusive pode ser utilizado como matéria prima. 

“Um litro de óleo de cozinha usado é capaz de contaminar até 20 mil litros de água potável, se descartado incorretamente. Quando jogado no ralo, o óleo acaba incrustando nas tubulações e causando o seu entupimento, além de prejudicar sobremaneira o tratamento de esgoto”, enfatizou o gestor ao reforçar que para resolver este problema, a reciclagem do óleo e gordura utilizado em casa é uma das possíveis soluções.

O secretário de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, Keyler Simey Garcia Barbosa, reforça que as ações do projeto “Eco Óleo” possuem caráter educativo para a população e promove a conscientização sobre o armazenamento e descarte correto do óleo de cozinha. 

“O Eco Óleo foi criado para um melhor descarte de óleo vegetal de cozinha usado, no qual, se descarta adequadamente o material, evitando assim que seja despejado no meio ambiente e em pias desta forma contaminando o lençol freático”, explica Keyler Barbosa que orienta a forma correta de reciclar o produto: “separe o óleo, espere esfriar, armazene em uma garrafa e leve o recipiente ao ponto de entrega”.  

Ponto de Coleta

O Eco Óleo fica localizado na Avenida Sebastião Paes Ananias, na saída para Figueirão – MS, ao lado do Atacadista Mega. 

O local que também funciona Ecoponto - espaço para destinação de pneus reciclados - conta com um tanque para o armazenamento deste óleo usado, para posteriormente ter uma destinação correta. Mais informações pelo telefone (67) 3247 7070. 

ASSECOM/PMCR

Deixe seu Comentário