Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 16 de Setembro de 2019

Agro e sustentabilidade

Corumbá: Com superintendente do Incra, prefeito discute investimentos na zona rural

Prefeitura Municipal de Corumbá / MS
Foto: Prefeitura Municipal de Corumbá / MS Investimentos na zona rural

O prefeito Marcelo Iunes recebeu na tarde dessa terça-feira, 10 de setembro, a visita institucional do superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Mato Grosso do Sul, Antônio de Castro Vieira.

Durante o encontro, foram discutidos investimentos nos assentamentos do município, além da continuidade na entrega dos títulos de posse aos moradores da zona rural. O secretário municipal de Governo, Cássio Augusto da Costa Marques, o gestor do Incra em Corumbá, Dorival Canavarro dos Santos, e o vereador André Luiz Pereira Fernandes (André da Farmácia)  também participaram da agenda.

“No São Gabriel, temos um convênio com o Incra que está possibilitando a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no assentamento. Solicitamos ao superintendente que essa parceria seja ampliada para que também seja possível construirmos uma escola naquele local”, explicou o chefe do Executivo municipal.

A área cedida pelo Incra à Prefeitura no São Gabriel tem uma área total de 4 hectares. “Também iniciamos uma conversa sobre a região do Passo do Lontra. O Incra vai nos dar um apoio em busca de um local para construirmos uma unidade de ensino naquela comunidade”, completou Marcelo Iunes.

Para o superintendente Antônio de Castro Vieira, o encontro foi bastante produtivo. “Foi uma visita de cortesia, mas que conseguimos debater temas importantes”, resumiu o responsável pelo Incra em Mato Grosso do Sul, reforçando que até o final do ano os pequenos produtores do assentamento Paiolzinho devem receber a titularidade de seus lotes.

Parceria

A Prefeitura de Corumbá e o Incra/MS tem atuado em parceria em prol dos pequenos produtores da região. Em maio, o prefeito Marcelo Iunes recebeu os técnicos do órgão responsáveis pelo processo de vistoria ocupacional nos assentamentos da cidade e apoiou o trabalho desenvolvido na zona rural.

A previsão do Incra é de que a entrega dos títulos de posse começam pelo assentamento Paiolzinho. Em seguida é a vez dos moradores do Tamarineiro I e II serem beneficiados e, logo depois, os produtores do Taquaral. No final de abril, um acordo de cooperação técnica firmado entre a Prefeitura e o INCRA viabilizou a reativação da Unidade Municipal de Cadastramento (UMC) no município.

“Na prática, nós vamos ceder um servidor da Prefeitura para atender os produtores aqui mesmo na sede regional do INCRA. Dessa forma, o produtor não precisa mais ir até Campo Grande para resolver os diversos processos que dependem do órgão”, explicou o prefeito na época.

Deixe seu Comentário