Campo Grande/MS, 18 de Agosto de 2018

Últimas Notícias

Como fotografar de dia

Redação TerereNews

Nível: Básico
Equipamento necessário: uma câmera digital com controles manuais
Número de passos: 5 

Quando falamos em fotografar em pleno dia de sol, as pessoas acreditam que as fotos ficam boas facilmente e que não há tanta necessidade em se preocupar com fatores como a luz, já que o sol oferece a sua beleza natural. Porém, para conseguir uma boa foto em dias claros, sempre é bom tomar cuidado e seguir algumas instruções básicas.

TechTudo dá a você algumas dicas de como conseguir esse feito de uma forma simples.

Passo 1. Analise bem o lugar onde você vai tirar as fotos. Verifique onde há luz direta, indireta e, principalmente, se há sombras. Para as fotos ficarem com um contraste de luz, a sombra é essencial (claro, se a sua intenção for contar com esse efeito na imagem). Se o seu objetivo é descartar a sombra, fuja dela fotografando sempre na própria sombra ou colocando o objeto a ser fotografado atrás do sol.

Wild Africa (Foto: Foto: Alex Bernasconi)

Wild Africa (Foto: Alex Bernasconi)

Passo 2. Cuidado com a luz em excesso. Muita gente acha que o sol é a salvação para fazer boas e belas fotos. Lembra da superexposição? Fotos com muita luz podem estragar a sua"arte". Saber controlar a quantidade de luz a ser usada na sua fotografia é uma habilidade.
Wild Africa (Foto: Alex Bernasconi)

Wild Africa (Foto: Alex Bernasconi)

Alteramos a imagem acima propositamente para ilustrar como uma imagem com superxposição (luz demais) pode ficar. Cores desleais e uma grande nuvem embaça a foto.

O resultado fica pior se o ISO estiver com alta sensibilidade. Por isso, veja se o ISO (o quanto o sensor está sensível diante de uma cena) está a partir de 400. ISO entre 80 e 200 durante um dia de sol pode deixar fotos com muita iluminosidade. Controlar o ISO significa dispensar a luz que sobra na cena, o que permite que sua foto não fique superexposta.

O sol do meio-dia (lindo e reluzente) deixa sombras e muitas vezes o objeto de foco fica escuro. Portanto, o melhor horário para fotografar de dia é o começo e meio da manhã ou final da tarde.

Passo 3. Para fotos que usam a luz natural do dia, o legal é não expor muito a sua imagem. Ou seja, prefira uma abertura entre F8 e F12 para que a foto não fique muito iluminada. Levando isso em conta, dependendo da foto, é possível utilizar a velocidade para capturar movimento ou paisagens. Em um dia de sol, vale tomar por base uma tabela como esta:

Diafragma x Velocidade do obturador

f/16 a 1/60

f/11 a 1/125

f/8 a 1/250

f5.6 a 1/500

f/4 a 1/1000

 

Passo 4. Se você tem uma câmera manual, procure sempre analisar o ambiente e o objeto da sua fotografia. Isso significa que há a perspectiva, enquadramento e foco para serem levados em conta.

Antes de apontar e disparar confira as possibilidades à sua volta e, principalmente, obedeça sempre a regra do terço: imagem na horizontal. câmera na horizontal; imagem vertical, câmera na vertical.

Passo 5. Por fim, nunca se esqueça de segurar a câmera com firmeza. E, caso queira um efeito ainda melhor e mais bem trabalhado, um tripé sempre é de grande ajuda. Além disso, assegure-se de que tenha praticado o suficiente com a câmera para conseguir utilizar muito bem as suas capacidades. Seja em dia de sol, chuva ou em ambientes fechados.

A vantagem de uma câmera digital é poder conferir como a foto vai ficar dando uma olhada na tela LCD do aparelho. Olhe sempre o resultado de suas fotos e aprenda com erros, repita acertos e ouse fazer sempre diferente. Caso as fotos não fiquem boas, clique em "delete".

por FLAVIO CROFFI
Para o TechTudo

Deixe seu Comentário