Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 22 de Setembro de 2019

Mato Grosso do Sul

Com palestrante de renome nacional, 1º Seminário de Licitações de MS lota auditório

Governo do Estado do Mato Grosso do Sul
Foto: Governo do Estado do Mato Grosso do Sul 1º Seminário de Licitações de MS

Nesta terça-feira (10.9), mais de 330 pessoas, entre um público seleto de procuradores, auditores e servidores que atuam nas áreas de compras governamentais e gestão da fiscalização de contratos, estiveram reunidas no primeiro Seminário de Licitações de Mato Grosso do Sul.

O evento organizado pelo Governo do Estado, através das Secretarias de Administração e Desburocratização (SAD) e de Governo e Gestão Estratégica (SEGOV), discutiu o aprimoramento profissional e segurança jurídica para aquisições governamentais.

Durante a abertura do evento, o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, elogiou a escolha do palestrante Joel Menezes Niebhur, doutrinador reconhecido nacionalmente pelo vasto conhecimento e visão inovadora e desburocratizada e destacou a busca do Governo por um nível maior de modernidade.

“O governo está promovendo mudanças que estão impactando no processo de modernização do estado. Isto é o futuro. E ele não dá trégua a nenhum setor e nenhum governo. E o futuro tem sido uma ótima oportunidade para mostrarmos que o Governo avança com tecnologia, inovação e transparência”.

Para o titular da SAD, secretário Roberto Hashioka, a realização do Seminário de Licitações representa a preocupação do Governo do Estado em sistematizar o acesso ao conhecimento, qualificando os servidores para aprimorar a Gestão Pública.

“Estamos buscando um Estado mais transparente, mais eficiente, com economicidade nas suas aquisições”, elenca o gestor ao ressaltar que tanto ordenadores de despesa quanto servidores devem estar com conhecimento alinhado aos órgãos de controle.

Niebhur, que é doutor em Direito Administrativo pela PUC/SP, autor de artigos publicados em revistas especializadas e de seis livros na área de Direito Administrativo, trouxe aspectos da Lei 8.666, colocando em evidência o Planejamento de Licitações e a abordagem em Estudo Técnico Preliminar e Termo de Referência.

Erros mais comuns em certames licitatórios, bem como a Gestão e Fiscalização de Contratos também foram abordados no seminário, apresentados respectivamente pela Procuradora do Estado, Vanessa de Mesquita e Sá, e pela advogada Luciana da Cunha Araújo Matos de Oliveira.

“O primeiro Seminário de Licitações alcançou a sua finalidade e, agora, a nossa pretensão é de que essa ação seja contínua no Governo, pois temos certeza que investir na capacitação dos servidores trará grandes frutos para a Gestão Pública de Mato Grosso do Sul”, anunciou Ana Carolina Nardes, superintendente de Gestão de Compras e Materiais.

Além das palestras, no evento também foram difundidas informações sobre a Plataforma Fórum de Conhecimento Jurídico, que disponibiliza a todos os servidores públicos estaduais mais de 5.000 títulos para consulta. A plataforma está disponível no site www.forumconhecimento.com.br.

Deixe seu Comentário