Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 19 de Agosto de 2019

Campo Grande

Com organização coletiva, mais de 500 atletas participam da 12ª Edição dos Jogos Urbanos Indígenas de Campo Grande

Redação TerereNews
Foto: jogos indigenas jogos indigenas

Com atletas caracterizados, modalidades tradicionais e apresentação cultural a festa foi garantida neste domingo (15), quando o Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, realizou nesta manhã (15) a abertura da 12ª edição dos Jogos Urbanos Indígenas, no Parque Ecológico do Sóter. O evento, que reúne durante todo o dia mais de 500 atletas, envolve 18 comunidade urbanas indígenas, em 5 modalidades esportivas.

Foto: Diogo Gonçalves

Foto: Diogo Gonçalves

Na abertura, o Prefeito destacou a importância de aproximar as pessoas de todas as classes sociais, etnias, crenças, raças e  pessoas menos favorecidas, que sofrem com o maior número de preconceitos. “A nossa administração é simples, humana, tem carinho e respeito. Nós  estamos fazendo de tudo para Campo Grande ser uma cidade boa para viver e ser feliz  e quando nós devolvemos a vocês os jogos indígenas, o que me deixa feliz mesmo, são essa crianças que vocês trazem, para elas manterem a tradição e seguirem o exemplo de seus pais. Estou aqui hoje para dar uma atenção especial aos indígenas”, disse Marquinhos Trad.

Construção coletiva

O diretor-presidente da Funesp, Rodrigo Terra, enfatizou que Campo Grande terá a partir de 2018 a realização dos Jogos Indígenas todos anos. “Construímos esse evento totalmente em parceria com as comunidades indígenas. Montamos uma comissão entre membros da Funesp e o Conselho de Defesa dos Direitos Indígenas e todas as decisões foram em conjunto, desde o dia de realização, o local, as modalidades e isso é muito importante, pois é uma marca do nosso governo, construir coletivamente e inserindo toda a população promovendo também uma ação de inclusão social. Estamos construindo projetos, ações e programas que pensem em todo o conjunto da população, homens, mulheres, pessoas com deficiência e indígenas como vocês”, avaliou Terra.

O evento contou com a presença do Subsecretário de Defesa dos Direitos Humanos da Prefeitura de Campo grande, Ademar Vieira Junior, conhecido como Coringa que elogiaram a participação das comunidades.  “Parabenizo todas as comunidades indígenas e todos os povos indígenas, essa é uma semana de muitas atividades na Prefeitura onde estamos voltados para toda a comunidade indígena aqui de Campo Grande. O Prefeito nos deu autorização para que todos os secretários pudessem desenvolver projetos e programas, no esporte, saúde e educação possam estar integradas aqui na nossa gestão e quero agradecer o Prefeito por esse olhar diferenciado”, agradeceu Coringa.  Também participaram do evento o Vereador Willian Maksoud e o Paulo Rios Coordenador da Funai (Fundação Nacional do Índio) de Campo Grande.

Quem participa ainda tem o domingo inteiro até definir o campeão dos jogos, mas já comemora a realização do evento, como o indígena Jaob Matos, da Comunidade Inapólis que treina a equipe há dez anos. “Treinamos com toda a comunidade de mais forte nas últimas cinco semanas, e fico muito feliz em poder estar aqui novamente. É  muito importante para nós indígenas esse evento, porque podemos representar nossa cultura, através da caracterização de nossas crianças e hoje quem veio a frente da Comunidade Inapólis foi a minha sobrinha, Alana,7 anos, assim podemos nos sentir inseridos na sociedade”, contou Joab.

Os jogos acontecem até às 19h nas modalidades de Futebol, Futsal, Cabo de Guerra, Lança Arco e Flecha.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Campo Grande/MS

Deixe seu Comentário