Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 21 de Agosto de 2019

Deputados Estaduais de MS

Com foco na educação para cidadania, termina encontro das escolas legislativas

Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul
Foto: Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul - Izaías Medeiros Encontro das escolas legislativas

ALMS realizou o evento em parceria com o TCE e Câmara Municipal

Na manhã desta sexta-feira (7) foi realizado o evento de encerramento do XXXIII Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel). O Encontro é uma realização da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS) em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE/MS) e a Câmara Municipal de Campo Grande.

Durante a programação, que teve início na última quarta-feira (5), foram abordados temas como Educação Cidadã e Os Novos Desafios das Escolas do Legislativo. O presidente da Casa de Leis, deputado Paulo Corrêa (PSDB), participou da solenidade de abertura na quarta-feira, que aconteceu no Plenário da ALMS, e do segundo dia, no Tribunal de Contas. Representantes de 19 estados do país estiveram em Campo Grande para participar das palestras.

Para Ben-Hur Ferreira, diretor da Escola do Legislativo da ALMS, o encontro, além de proporcionar a troca de experiências, ainda cria novos desafios. “O encontro, com essas características, nos coloca diante de um desafio: O que vai acontecer após o encontro? Temos a questão orçamentária, de ter mais espaços. Conversei com algumas escolas onde é muito forte a questão da comunidade. Também ficam os desafios. Nossa realidade é muito diferente. Você tem escolas consolidadas, como Minas Gerais, e outras escolas iniciando. É dentro desse quadro que a diretoria da Abel estará agindo. Temos vários desafios colocados.  É um universo a ser construído”, analisou.

O presidente da Abel, Florian Augusto Madruga, explicou o desafio das escolas legislativas. “O objetivo principal é capacitar o servidor, mas também criarmos cidadãos mais conscientes, abrindo as portas do Parlamento para a juventude e fazer um trabalho de educação para cidadania, com foco na responsabilidade de que há direitos e deveres”.

No dia de hoje, o evento contou com o lançamento do V Prêmio ABEL, que visa incentivar a inovação, dar visibilidade e reconhecer publicamente as ações que mais se destacam entre as Escolas do Legislativo e de Contas associadas à ABEL. Entre os marcos do encerramento, constam a realização da assembléia ordinária para eleição e posse da diretoria da Abel e leitura e aprovação da “Carta de Campo Grande”.

*Com informações da Câmara Municipal de Campo Grande.

Por: Ana Maria Assis

Deixe seu Comentário