Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 25 de Junho de 2019

Campo Grande

Com contrapartida do Governo, obras da Ernesto Geisel vão acabar com alagamentos e revitalizar região

Governo do Mato Grosso do Sul
Foto: Governo do Mato Grosso do Sul Obras da Ernesto Geisel vão acabar com alagamentos e revitalizar região

O secretário especial chefe de gabinete do governador Reinaldo Azambuja, Carlos Alberto Assis, vistoriou nesta segunda-feira (15.4) as obras de contenção do rio Anhanduí na avenida Ernesto Geisel em Campo Grande: “A contenção de águas é importante em todas as cidades. A prefeitura e o Governo do Estado fizeram esse planejamento. Tiveram essa sensibilidade em investir nos pontos mais críticos na cidade. Com essa obra acredito que vai resolver o problema de alagamentos na região”, disse.

A obra está orçada em 48 milhões, R$ 44 milhões de recursos do Orçamento da União e R$ 4 milhões de contrapartida do Governo do Estado.  O projeto estava parado há mais de cinco anos, correndo o risco de perder recursos federais, mas foi retomado em 2017 graças à parceria entre Prefeitura e Estado: “O próprio prefeito reconhece que só foi possível a retomada dessa obra a partir do momento que o Governo do Estado disponibilizou a contrapartida para se liberar esses recursos para dar andamento nessa obra. Essa é a grande parceria. O Estado faz a sua parte e o município executa as obras”, completou Carlos Alberto Assis.

Na Ernesto Geisel, o projeto inclui a recomposição das margens do rio Anhanduí, com a construção de muros de gabião e placas de concreto, a implantação de uma ciclovia, a construção de bocas de lobo para captar a enxurrada e a recomposição da pista. “É uma obra com engenharia sofisticada. Fiquei surpreso pela velocidade que está sendo conduzida a obra, dentro do cronograma de execução”, falou.

As obras de Revitalização do Rio Anhandui estão divididas em três lotes.  No lote 1 cerca de 75% do muro de gabião já está pronto. Em maio deve ser iniciada a etapa de urbanização, com abertura de uma ciclovia e recapeamento das pistas laterais da Avenida Ernesto Geisel. A expectativa é que neste lote o serviço fique pronto até o aniversário da cidade, no mês de agosto. Os outros dois lotes estão com 40 % do serviço concluído. O lote 3 deve ficar pronto até o fim do ano, já o lote 2 o cronograma de entrega é para junho de 2020. 

Airton Fernandes Raes – Subsecretaria de Comunicação.

Fotos: Saul Schramm.

Deixe seu Comentário