Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 24 de Agosto de 2019

Saúde

Com aumento nos casos de gripe, população deve ficar atenta aos cuidados para evitar doença

Prefeitura Municipal de Campo Grande/MS
Foto: Prefeitura Municipal de Campo Grande/MS Cuidados para evitar a gripe

Campo Grande tem registrado um aumento no número de confirmações de casos de gripe em relação ao mesmo período do ano passado. Subiu também as mortes registradas em decorrência da doença e, por isso, a população deve ficar atenta aos cuidados para evitar o contágio.

Desde o começo do ano, foram notificados quase 800 casos de gripe. No mesmo período do ano passado, o número não ultrapassava as 651 notificações. Desse montante, quase 372 foram confirmadas, sendo todos Influenza A, o tipo mais comum da gripe. Nesse ano, ainda não foi registado caso de influenza B.

Os registros de H1N1 praticamente triplicaram em relação ao ano passado. Em 2018 foram confirmados 26 casos do subtipo da influenza A, sendo que cinco resultaram em óbito. Nesse ano os números já ultrapassam os 70 casos confirmados e foram registrados 18 óbitos por esse subtipo do vírus.

Para evitar o contágio da doença é necessário que se adote algumas precauções como higienizar as mãos com frequência; manter os ambientes ventilados e sempre evitar aglomerações, além do aumento da ingestão de líquidos.

Outra medida importante é aderir à campanha de vacinação, feita normalmente antes de começar o período mais crítico de transmissão da gripe. Nesse ano, em Campo Grande, apenas o grupo de risco que abrange os idosos que alcançou a meta de 90% estipulada pelo Ministério da Saúde.

Além desse grupo, somente professores, indígenas e crianças ultrapassaram a marca de 70% de vacinação. Na Capital, o grupo que teve o menor índice de vacinação foi o dos profissionais das forças armadas e segurança, sendo menos de 20% do público imunizado.

Prevenção

Cuidados simples ajudam na prevenção contra a Gripe:


  • Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas;

  • Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis.

  • Evite tocar a boca e o nariz.

  • Melhore a circulação de ar abrindo as janelas.

  • Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.

  • Mantenha hábitos saudáveis: coma e durma bem, além de fazer exercícios físicos regulares.

Deixe seu Comentário