Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 17 de Outubro de 2019

Política Regional

Chapadão do Sul: Neste sábado acontece a Campanha contra a Raiva

Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul / MS
Foto: Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul / MS Campanha contra a Raiva

A Secretaria de Saúde e a SEDEMA, através do Canil Municipal, informam, que no dia 21 de setembro, sábado, no horário das 7h às 17h, é o dia da Vacinação Contra a Raiva, onde os cães e gatos devem ser vacinados, por ser uma doença de saúde pública grave. 

A Secretaria de Saúde vai mobilizar profissionais do setor da Saúde, Canil, Vetores, a fim de que, sejam imunizados 80% dos cães de nossa cidade, que é meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

A raiva é uma doença contagiosa causada por um vírus que pode ser transmitida para animais (mamíferos) e ao homem, é uma zoonose. A transmissão se dá através do contato com animal infectado, principalmente pela mordedura ou lambida do cão em feridas abertas, arranhões e mucosa.  A saliva é o local onde o vírus tem sua maior concentração e pode estar presente até cinco dias antes de manifestar os sintomas. Na zona urbana os cães são os principais transmissores da doença.

Na área rural e na natureza um dos transmissores da Raiva é o morcego hematófago -  que se alimenta de sangue e animais silvestres, como macaco, gambas, guaximin, raposa.

A RAIVA não tem cura, portanto, a vacinação é a única maneira de PREVENIR a doença. NÃO DEIXE SEU MELHOR AMIGO FICAR COM RAIVA, VACINE.

POSTOS DE VACINAÇÃO:

> ESF Planalto 

> Associação do Bairro Esperança 

> Rua 27 esq. com R. 12

> Praça 23 de Outubro

> Praça de Eventos

> Igreja Nossa Senhora de Fátima – Av. São Paulo

> Bairro Esplanada - Av. das Emas com Av. das Garças

> Escola Cecília Meirelles 

> Praça da Av. Goiás

> Escola Érico Veríssimo

> ESF Sibipiruna

Deixe seu Comentário