Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 16 de Setembro de 2019

Política Regional

Caminhão adquirido com recurso do Funles vai ajudar na coleta seletiva de lixo em Glória de Dourados

Governo do Mato Grosso do Sul
Foto: Governo do Mato Grosso do Sul coleta seletiva de lixo

A coleta seletiva de lixo recém implantada pela Prefeitura de Glória de Dourados será potencializada com a chegada um caminhão ¾ com carroceria e gaiola. O veículo, adquirido com recursos do Fundo Estadual de Defesa e de Reparação de Interesses Difusos Lesados (Funles), foi entregue nesta pelo Governo do Estado, por meio da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

O ato de entrega contou com a presença do secretário Jaime Verruck, da Semagro, do prefeito Aristeu Pereira Nantes, do presidente da Câmara Municipal, vereador Milton Cesar Gomes, gestores da Prefeitura e equipe técnica da Semagro. Glória de Dourado é um dos oito municípios que, em fevereiro deste ano, assinou convênio para o recebimento de recursos do Fundo após finalização de edital para compra de equipamentos e execução de obras estruturantes.

O prefeito Aristeu destacou as ações realizadas pelo governo no município e que têm beneficiado a população da região. Ele lembrou que do ano de 2015 até o momento, “o município foi contemplado com cinco patrulhas mecanizadas (trator com equipamentos), terraceador, roçadeira e rotoencanteirador (para hortas)”.

“Além desse apoio da Semagro, por meio da Agraer, também recebemos obra de recapeamento, de sinalização, e agora teremos a construção da ponte (sobre o rio Pirajuí), que vai potencializar a geração de emprego na região, pois reduz o trajeto de até a usina da Adecoagro, em Ivinhema. Agora, com esse caminhão comprado com o recurso do Funles, vamos otimizar o uso do nosso aterro sanitário, fazendo o descarte correto do lixo reciclável”, acrescentou o prefeito de Glória de Dourados.

O secretário Jaime Verruck ressaltou o empenho da equipe técnica da prefeitura municipal, “que aprovou o projeto no edital do Funles para a aquisição do caminhão. Isso é fundamental para o programa de resíduos sólidos do Estado. No caso da agricultura familiar, é importante ressaltar que estamos agora em um novo movimento. Temos mais R$ 22 milhões em emendas parlamentares e que devem ser utilizados na compra de mais equipamentos, de acordo com a real necessidade de cada região, produtor, assentado”.

O titular da Semagro ressaltou ainda que, para atender à demanda de produção de suínos do Estado, foi solicitado ao Banco do Brasil a priorização no desembolso de contratos do FCO para produtores rurais da área de suinocultura na região. “Além disso, já assumimos compromisso, junto ao município, de atuar para a reabertura do laticínio da cidade. Nosso foco é o desenvolvimento dos municípios para ter mais emprego e qualidade de vida”, finalizou Jaime Verruck.

Marcelo Armôa – Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro)

Fotos: Divulgação

Deixe seu Comentário