Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 16 de Setembro de 2019

Educação

Camapuã: Escolas da Rede Municipal de Ensino participam do prêmio MPT na Escola 2019

Prefeitura Municipal de Camapuã / MS
Foto: Prefeitura Municipal de Camapuã / MS Prêmio MPT na Escola 2019

As escolas municipais Ernesto Sólon Borges e Dr Sudalydio Rodrigues Machado têm trabalhos cadastrados no prêmio MPT na Escola, edição 2019, nas categorias: conto, desenho e música.

O Prêmio MPT na escola consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos do 4° ao 7° ano do ensino fundamental. Os trabalhos abordam temas como trabalho infantil e a profissionalização e aprendizagem profissional.

O objetivo do prêmio é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e da proteção do adolescente trabalhador, bem como a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenção dos direitos de crianças e de adolescentes.

As escolas municipais de Camapuã estão trabalhando o projeto desde o início do ano letivo. Os coordenadores e professores foram orientados a estimular a consciência crítica dos alunos sobre o assunto. Para facilitar a abordagem, foi entregue o kit pedagógico para alunos, onde estiveram desenvolvendo as atividades propostas.

Neste ano o projeto tem como tema: “De mãos dadas contra o Trabalho Infantil”. Serão escolhidos dois representantes do município para concorrer em etapa estadual, no prêmio MPT na Escola. De Mato Grosso do Sul, os melhores serão escolhidos para representarem o estado a nível nacional.

O projeto MPT na Escola é dividido em cinco etapas, ele funciona por meio de acordos de cooperação entre o Ministério Público do Trabalho e a Educação. Técnicos da Secretaria de Educação foram capacitados em oficinas para atuar como coordenadores municipais do programa. Após, diretores, coordenadores pedagógicos e professores receberam instruções e multiplicaram o conhecimento nas unidades escolares, compartilhando as orientações com os demais educadores, estes, então, abordam o tema trabalho infantil em sala de aula e incentivam os alunos a produzirem tarefas que permitam avaliar a eficácia do projeto.

Além de oferecer material pedagógico, sugerindo a inclusão do assunto no currículo das escolas, o Ministério Público do Trabalho também articula parcerias junto a outros órgãos do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, além de acompanhar e avaliar a execução do projeto.

Deixe seu Comentário