Campo Grande - Mato Grosso do Sul, 18 de Junho de 2019

Internacional

Bruxelas dá mais €6 milhões para ajuda humanitária à Líbia

Expresso
Foto: GILES CLARKE / GETTY IMAGES A cidade de Benghaz, na costa da Líbia

A verba destina-se a permitir o acesso a alimentos, água potável, serviços básicos de saúde e educação e será distribuída através de organizações no terreno



A Comissão Europeia anunciou esta quarta-feira a atribuição de uma verba de mais seis milhões de euros para reforçar a ajuda humanitária à Líbia, que já recebeu um total de 44,3 milhões de euros desde 2014.

Com os seis milhões de euros decididos esta quarta-feira e que vão ser disponibilizados à população, no período 2018-2019 foram já canalizados para a Líbia 15 milhões de euros.

Segundo um comunicado da Comissão Europeia, a verba destina-se a permitir o acesso a alimentos, água potável, serviços básicos de saúde e educação e será distribuída através de organizações no terreno.

O executivo comunitário destaca que o sector da saúde está particularmente fragilizado pela falta de pessoal qualificado e de bens essenciais.

Além do programa de ajuda humanitária, a União Europeia está a desenvolver 23 projetos de apoio bilateral, no valor de 70 milhões de euros, para promover os sectores da governação, saúde, sociedade civil e desenvolvimento socioeconómico.

Outros 318 milhões de euros foram mobilizados para ajudar o país no Âmbito do Fundo Fiduciário de Emergência da UE para África para proteger migrantes, refugiados e deslocados na Líbia.

Deixe seu Comentário